Como saber se tem vírus no notebook e como remover

Veja aqui quais os sinais que indicam que existem vírus no notebook e quais as melhores formas de removê-los sem afetar o sistema operacional.

Em qualquer equipamento que usamos para acessar a internet, os riscos de acabar recebendo arquivos maliciosos são muito grandes. Isso acontece porque cada vez mais pessoas mal intencionadas buscam formas de espalhar eles por toda a rede. Por isso não se engane, existem uma infinidade de vírus no notebook que podem afetar as funções mais básicas do equipamento.

Veja aqui como você pode saber que existe realmente vírus no computador e como pode fazer para removê-los e livrar o seu aparelho de riscos ainda maiores. Esperamos que veja as principais possibilidades existentes para acabar de vez com essas aplicações que só visam prejudicar o bom andamento das nossas máquinas.

Melhor antivírus gratuito: veja qual é e como baixar

Sinais de que existe vírus no notebook

Para saber se realmente existem vírus no notebook, é importante que você fique atento a alguns sinais existentes, que já são mundialmente reconhecidos como práticas comuns dos vírus mais simples existentes na internet. Conheça agora quais são esses sinais.

Acesso lento

Seu notebook ligava normalmente quando você iniciava ele? Ou então passou a sentir dificuldade para acessar as pastas ou abrir outros programas? Isso pode ser um grande sinal de que o seu notebook está infectado.

Quando a produtividade caiu, mas teve a fase que o acesso era bem mais rápido, o alerta previso ser ligado para ver o que aconteceu.

Dificuldade para acessar a internet

Você está conseguindo usar sua conexão de internet normalmente com outros equipamentos mas não com o seu notebook? Esse interrompimento na captação do sinal de rede, seja Wi-Fi ou sinal via cabo de rede, pode ser indício de que existe sim um vírus no notebook.

Na verdade o que ocorre de fato é o uso exclusivo da sua conexão de internet para o vírus, que acaba interrompendo a chegada de sinal para outros programas importantes.

Formas de remover vírus no notebook

Existem algumas formas mais utilizadas para remover vírus no notebook. Vamos aqui falar de duas das principais que podem ser usadas para esse fim, sem afetar outros serviços que o seu equipamento poderia ter comprometido.

Restauração do sistema

Uma das formas mais simples se eliminar vírus no notebook é fazendo a restauração do sistema. Essa ferramenta presente em todos os sistemas operacionais é bastante usada quando identificamos rapidamente quando o equipamento foi infectado.

Por exemplo, se você começa a notar sinais de que seu notebook está com vírus já a 2 dias, e lembra o que foi que baixou nele que pode ser o causador desse grande problema, a restauração de sistema vai ser o passo ideal para eliminar o vírus no notebook. Nesse caso, bastaria restaurar as configurações para 3 dias antes. Assim não haveria problema de ficar ainda alguns resquícios do vírus.

Como tirar vírus do pen drive

Antivírus

A forma mais conhecida do ramo para eliminar vírus no notebook é com o uso de antivírus. Eles são programas criados especificamente para localizar e remover esses arquivos infectados. Independente da versão e da marca, os antivírus são peças fundamentais para esse controle de segurança no seu notebook ou em qualquer computador.

As funções básicas de cada um já podem suprir a necessidade básica em seu notebook, mas sempre que possível, opte pelas edições pagas, pois elas são muito valiosas para ajudar ainda mais a ter resultados positivos com a eliminação de arquivos maliciosos.

E então, gostou de saber mais sobre os vírus no notebook? Já deu pra notar que caso o seu equipamento seja infectado os riscos são até incalculáveis não é mesmo? Por isso é fundamental fazer uma navegação segura para aumentar o seu nível de proteção. Aproveite todas as dicas que recebeu aqui e espalhe pelas suas redes sociais compartilhando o post.

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...