Como remover vírus do Facebook

Os vírus do Facebook são um incômodo para todo mundo que utiliza a rede. Veja como removê-los, protegendo a sua conta e deixando seu perfil livre destas ameaças.

Quem é que nunca foi marcado em uma publicação no Facebook e quando foi visualizá-la em sua linha do tempo consistia em um vírus? É raro alguém que não tenha vivenciado essa desagradável experiência. O pior  é quando você não percebe que é um vírus, acaba clicando na imagem/vídeo/link e contamina também o seu computador, que irá disseminar esse problema para mais uma série amigos da sua rede social.

Para acabar com esse problema é preciso em primeiro lugar, remover o vírus do Facebook já instalado em seu computador, e também evitar futuras ameaças.  Vamos ensinar, passo a passo, como fazer essas duas operações e deixar seu computador e sua conta livres dessas ameaças.

Confira qual o melhor antivírus gratuito e como baixá-lo

Como remover o vírus

1. Remova plugins e extensões do seu navegador

Os vírus do Facebook costumam instalar sem autorização extensões e plugins nos nossos navegadores. Removê-los não é complicado, siga os passos:

No Google Chrome

  • Clique no botão de menu, no canto superior direito (representado por 3 traços horizontais ), e depois vá em “Configurações”.
  • Vá até a barra lateral esquerda, e clique em “Extensões”
  • Identifique quais plugins ou extensões você não solicitou a instalação, se você não se lembrar do nome, provavelmente não foi você que instalou manualmente e consiste em um vírus
  • Após identificar a extensão ou plugin maliciosa clique no ícone de lixeira logo ao lado do arquivo. Se você não tem certeza que é uma extensão que não solicitou (isso pode acontecer se você partilha o seu computador com outras pessoas), você pode apenas desativá-la clicando na caixinha logo ao lado da lixeira, e pode reativá-la ou excluí-la posteriormente.

No Mozilla Firefox

  • Clique no botão “Firefox” no canto superior esquerdo e em seguida clique em “Complementos”
  • Ele irá abrir todos os plugins instalados no navegador. Analise qual deles você instalou e quais são desconhecidos.
  • Os plugins que você considerar suspeitos, vá até o botão do lado direito do item e selecione a opção “Nunca ativar”

Veja 5 ferramentas do Facebook que você precisa conhecer

2. Remova apps maliciosos do seu Facebook

Muitos aplicativos são responsáveis pela infecção da sua conta com os virús do Facebook.  Eles publicam conteúdos sem o seu conhecimento pois te induzem a permití-lo a fazer isso na hora da instalação. Para evitar esse problema, basta removê-los. Veja como:

  • Faça log in na sua conta do Facebook e clique no botão de configurações do lado superior direito, representado por uma setinha apontando para baixo (logo ao lado do cadeado).
  • Selecione a opção “Configurações de privacidade”
  • Ao abrir as configurações, selecione a opção “Aplicativos” no menu lateral do lado esquerdo
  • Confira quais aplicativos foi você que instalou e você faz uso regular. Se não foi você que instalou ou não faz uso, exclua-os clicando no X do lado direito do item. Pronto!

Como se previnir

1. Torne sua conta mais segura

O Facebook te oferece a opção de tornar a sua conta mais segura e assim menos suceptível ao ataque dos vírus do Facebook. Isso é feito através de senhas extras, notificações no email ou no celular sempre que sua conta for acessada sem permissão.  Para tornar a sua conta mais segura, siga os passos:

  • Clique no botão de Configurações do lado superior direito, representado por uma setinha apontando para baixo (logo ao lado do cadeado).
  • Selecione a opção “Configurações”
  • No menu lateral do lado esquerdo, clique em “Segurança”
  • Há vários recursos disponíveis,basta olhar e conferir quais você deseja fazer uso, como o   “Navegação segura”, onde você habilita links https sempre que possível;  “Contatos de confiança”, que ajudam você a designar pessoas que podem confirmar que você é você em caso de roubo de senha;  além de “Dispositivos Reconhecidos” e “Sessões Ativas”, que te permitem identificar quem está acessando a sua conta e, assim, descobrir se há algum acesso indevido. São muito úteis.
  • Após decidir quais você quer utilizar, clique em “Editar” do lado direito do item e siga as instruções que apareceram na tela.

 

2. Troque sua senha com regularidade

Muita gente cria a conta no Facebook e nunca troca a senha. Acham que não estão sob ameaça e que terão dificuldades em lembrá-las. Mas é importante que a alteração seja feita, e a recomendação é que se altere 3 vezes ao ano (a cada 4 meses). Não é preciso que a mudança seja grande. Um caracter, um número a mais, já basta se você fizer isso regularmente. O Facebook te mostra há quanto tempo você alterou a sua senha.  Para alterá-la, siga os passos:

  • Clique no botão de Configurações do lado superior direito, representado por uma setinha apontando para baixo (logo ao lado do cadeado).
  • Selecione a opção “Configurações”
  • Abrirá a página de “Configurações gerais da conta” onde deve constar o item “Senha” e a informação de quanto tempo tem que você não a altera.
  • Clique em “Editar”, do lado direito do item. E pronto!

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...