Por que viajar com amigos pode acabar com a amizade

Você pode achar que conhece bem uma pessoa, mas experimente viajar com ela. Nem todas as pessoas combinam para viajar com amigos. Entenda. 

Após meses juntando dinheiro e planejando a rota dos sonhos você resolve que, ao invés de partir sozinho, irá viajar com amigos. Nesse momento, a companhia ideal é sempre o melhor amigo, companheiro de todos os tempos. Mas você já teve a experiência de viajar com ele? Se não, cuidado, algumas surpresas podem surgir…

Para as mulheres a situação pode se agravar ainda mais. Se você está acostumada a viajar sozinha e se aventurar pelo mundo, lembre-se que as suas amigas podem não ter esse mesmo espírito. Para os homens, aquele parceiro de balada ou mesmo de pelada, também pode não ter o mesmo ritmo que o seu na hora de conhecer um novo lugar.

Amigos da Vida x Inimigos de Viagem

Passagens compradas, roteiro estabelecido e malas prontas. Agora é só embarcar e curtir! Mais ou menos. Trazemos os motivos pelos quais viajar com amigos pode se tornar um pesadelo, se a companhia não for compátivel com você. Entenda o porquê.

A primeira viagem

amigo de viagem

Se você está acostumado a viajar e o seu amigo não, este já pode ser um primeiro entrave. Provavelmente você acertou no tipo de roupas, calçados e itens que deveriam entrar na mala. Ele, no entanto, pode ter esquecido de levar aquele tênis confortável e, durante toda a caminhada, ficar reclamando que o pé está doendo (entre outras coisas, é claro).
 

Interesses

Ao escolher o roteiro, você já destacou alguns pontos de interesse para visitar, seja um museu, uma praça, um parque ou uma trilha, por exemplo. O problema é quando os interesses não batem! Você quer visitar o museu da guerra e o seu amigo de viagem o museu romântico. É nesssas horas que viajar com amigos pode gerar problemas, pois os conflitos de interesse começam a aparecer e por serem amigos, acabam tendo mais "intimidade" para partir para a grosseria.

Ritmo

amigo de viagem

Existem dois tipos de viajantes (a grosso modo): um é aquele que gosta de curtir o local, apreciar a paisagem e andar calmamente, para não perder os detalhes. O outro, quer conhecer tudo, o máximo possível, passar por todas as ruas, monumentos e pontos turísticos. Se vocês não combinam, na metade do caminho um estará sem paciência, com certeza! Pode acontecer também, de um querer caminhar e o outro utilizar os meios de transportes disponíveis.

Cidades com poucos brasileiros para fazer intercâmbio.

Dinheiro

Esse assunto é bastante delicado ao viajar com amigos, e pode fazer com que o seu amigo de viagem torne o seu inimigo, num passe de mágica. Qual foi o plano? Comprar os ingredientes no mercado mais próximo e economizar fazendo a própria comida ou, em cada refeição, escolher um restaurante diferente?
Você separou dinheiro para as possíveis entradas pagas em pontos turísticos e ele não pensou nessa possibilidade. E então? Um entra e o outro espera do lado de fora?

Hospedagem

amigo de viagem

A sua prioridade neste quesito é a mesma do seu amigo de viagem? Você escolheu um hostel e ele imaginou ser um hotel, de no mínimo quatro estrelas. Quarto individual, duplo ou compartilhado? Ou será que a ideia era acampar! Depois de um dia exaustivo como turista, você quer dormir e descobre que o outro ronca!

O dia e a noite

Este é sempre um grande problema para quem decide que não vai viajar sozinho. Definir qual será o horário para acordar e retomar os passeios, quando parar para descansar ou ir dormir. Você planejou uma balada ou um tour noturno e ele quer ir direto para a cama.

Como enfrentar uma viagem longa de avião.

Dicas para tornar a viagem agradável

Você está decidido que não irá sozinho para a tão esperada viagem e sim que irá viajar com amigos. Para que esse sonho não se torne um pesadelo:

  • Amigos: escolha apenas uma pessoa ou no máximo duas para te acompanhar na viagem. No caso de serem mais, lembre-se que o grupo pode se separar e na hora do encontro, a comunicação falhar. Portanto, caso opte assim, deixem combinado o ponto de encontro e o horário, independente de celulares, pois acontece de acabar a bateria ou não ter sinal.
  • A viagem: sente-se com o seu amigo de viagem e exponha todo o seu roteiro, planejamento e façam juntos, uma espécie de esquema, para deixar claro o que pretendem fazer, onde visitar, onde dormir e quanto gastar, por exemplo. Isso reduzirá as chances de brigas ao longo do passeio.
  • Experiência: compartilhe suas experiências de viagens e peça algumas dicas ao amigo. Só assim vocês estarão em sintonia na hora de curtir a viagem, sem surpresas desagradáveis.

    

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...