Cursos gratuitos profissionalizantes do Programa Via Rápida Emprego

Profissionalização rápida e gratuita em São Paulo: veja como é possível ingressar no mercado de trabalho com os cursos oferecidos pelo Via Rápida Emprego.

A crescente demanda por profissionais mais qualificados no mercado de trabalho faz com que alternativas como cursos profissionalizantes gratuitos sejam cada vez mais procuradas. Visando auxiliar esses potenciais trabalhadores, o Governo do Estado de São Paulo vem trabalhando no programa Via Rápida Emprego, capacitando de maneira gratuita os interessados em uma melhor colocação no mercado de trabalho.

O Programa Via Rápida Emprego

O Via Rápida Emprego é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), que visa oferecer cursos de capacitação profissional a população de maneira gratuita, sendo ela acessível a todo cidadão em busca de uma colocação no mercado de trabalho ou mesmo que busque empreender em seu próprio negócio.

A iniciativa oferece uma grande gama de cursos, onde mais de 150 opções são totalmente gratuitas em áreas como a de construção civil, comércio, serviços, indústria e transporte. A disponibilidade dos cursos é definida de forma regional e de acordo com as estatísticas fornecidas em conjunto por órgãos como o Ministério do Trabalho e Emprego, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e o Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).

Para participar do programa é necessário apenas residir dentro do Estado de São Paulo, ser alfabetizado e maior de 16 anos. O programa é aberto a todos os cidadãos, mas como as vagas são limitadas, existe uma ordem de prioridade para a aceitação das inscrições; os candidatos preferencias são aqueles que se encontrem em situação de desemprego, que possuam idades mais avançadas, com baixa escolaridade, mulheres que sejam a principal fonte de renda familiar e pessoas com maiores encargos familiares.

O Via Rápida Emprego, além de atender a população regular ainda oferece condições para públicos específicos, como reeducandos em regime semiaberto e egressos do sistema penitenciário, pessoas com algum tipo de deficiência, beneficiários do programa estadual Renda Cidadã e programas habitacionais da CDHU.

A inscrição é simples e deve ser feita totalmente on-line (não existem modalidades presenciais até o momento). Para isso, basta acessar o site do Via Rápida Emprego junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, ler e aceitar os termos aplicáveis à inscrição e realizar um cadastro, o qual irá requisitar dados pessoais como nome completo, CPF e e-mail; será preciso também a criação de um login e uma senha para acesso. Para quem não possuir acesso à internet, basta se dirigir até um dos pontos do Acessa São Paulo ou do PoupaTempo.

ILB oferece cursos online gratuitos sobre política

Cursos

A lista de cursos é longa e podemos encontrar dentre as opções atualmente oferecidas cursos como:

Alimentador de Linha de Produção: Exigindo apenas o ensino fundamental completo, o curso capacita o trabalhador para atuar na fabricação de produtos alimentares e bebidas, de artigos de borracha e plástico, de máquinas e equipamentos e de aparelhos e materiais elétricos.

Cozinheiro Geral: Para a inscrição, o interessado poderá ter como escolaridade mínima o ensino fundamental incompleto. No curso, o participante adquire noções de técnicas básicas de cozinha, conhecendo os principais cortes de carnes, aves, peixes, bem como as técnicas de preparação de doces e salgados, em conformidade com as normas de higiene na manipulação dos alimentos.

Recepcionista em Meios de Hospedagem: Com idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo, o curso tem o objetivo de capacitar o estudante para oferecer ao cliente um atendimento personalizado ao recepcioná-lo e atendê-lo. A recepção, além de ser porta de entrada para o cliente, é o setor que acompanha sua estada, atendendo e encaminhando suas solicitações e encerrando sua hospedagem. O atendimento é hoje um importante diferencial competitivo para as organizações, pois exerce forte influência no momento de seleção dos serviços que serão utilizados.

Jovem Aprendiz do Senac: conheça o programa de cursos gratuitos

Padeiro: O curso tem por objetivo fornecer informações fundamentais para o conhecimento das modernas técnicas de fabricação de pães e doces, bem como a melhor operacionalização da seção de Padaria e Confeitaria. É necessário ter, no mínimo, o ensino fundamental incompleto.

Eletricista Instalador Residencial: Capacita o profissional com escolaridade mínima de ensino fundamental completo, a executar instalações elétricas residenciais em domicílios ou prédios de pequeno porte, na condição de empregado, trabalhador autônomo ou empreendedor da microempresa.

Existem outros cursos disponibilizados pelo programa e que podem ser consultados no site do Via Rápida Emprego, porém alguns podem não estar disponíveis para matricula no momento.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...