Veículo de substituição em caso de sinistro, quando tenho direito?

As seguradoras normalmente impõem em contrato as condições específicas para a utilização do veículo de substituição, ou carro reserva, em casos de necessidade. É bom se precaver

Quando você contrata um seguro de automóvel é uma precaução. No entanto, em diversos momentos pode ser necessário usá-lo, seja por um acidente, roubo ou furto. Quando acontece algo pode ser preciso o uso de um veículo de substituição, ou carro reserva. Mas quando se tem direito a ele?

Vamos direto ao ponto. Só se tem direito ao veículo de substituição se você contratou por ele. Por isso, é importante no momento de assinar o contrato com a seguradora, se atentar para o fato. Você quer contratar um carro reserva em casos de necessidade? Normalmente as seguradoras têm condições específicas em relação a isso. É bom ficar atento.

Diante disso, fica claro que se o veículo de substituição não foi contratado, a seguradora não tem obrigação nenhuma de fornecer o serviço. Caso queira, o usuário terá que fazer uma negociação à parte.

Dicas na hora de contratar cobertura de carro reserva

As opções para contratação de um veículo de substituição variam de seguradora para seguradora. No entanto, algumas dicas são essenciais para que na hora da necessidade, o usuário não seja pego de surpresa

Dias disponíveis

Essa é básica. Os planos cobrem a quantidade de dias que podem oferecer o carro reserva. Geralmente as seguradoras oferecem planos de 7 ou 15 dias. Algumas até ilimitado. Existem algumas que oferecem o veículo de forma gratuita. Mas em geral, quanto maior o número de dias, maior o custo. É preciso, por isso, avaliar o custo-benefício da contratação.

Tipo de veículo

Vai do bolso do segurado. Você faz questão de um carro mais potente? É preciso ar-condicionado e direção hidráulica? Tudo isso entra na conta na hora de escolher um veículo de substituição na hora da contratação de um seguro de auto. Algumas seguradoras tem mais opções que outras. Avalie a sua necessidade.

Tipos de locadora

Na hora de contratar um carro reserva através do seguro auto, algumas seguradoras oferecem opções de escolha de como contratar o serviço. Normalmente as opções variam entre a rede credenciada ou locadoras de veículos à livre-escolha.

Quando tenho direito ao carro reserva?

Bem, já deu para perceber que é preciso ter certeza de que você contratou o serviço no momento da assinatura do contrato. Caso sua apólice contém o serviço de um veículo substituto, então você tem o direito de usá-lo. Mas quando? Normalmente há três ocasiões básicas em que você pode utilizar o carro reserva:

  • Quando seu carro for furtado ou roubado;
  • Quando seu carro estiver em manutenção ou reparo;
  • Quando seu carro apresentar avarias irrecuperáveis (perda total).

 

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...