Vantagens de comprar consórcio de carro contemplado

Comprar um consórcio de carro contemplado tem muitas vantagens, saiba quais são elas e os cuidados necessários ao fazer a negociação.

Comprar um consórcio de carro contemplado pode ser um bom negócio para quem quer adquirir o veículo mas não quer pagar os juros de um financiamento ou aguardar um tempo indeterminado para receber o tão sonhado carro num consórcio comum.  Mas é preciso ter alguns cuidados e entender muito bem como funciona a negociação.

 

Como funciona 

O consórcio contemplado é quando, um cliente que aderiu a um consórcio, pagou as prestações e teve sua cota contemplado por um lance ou sorteio deseja, por algum motivo particular, vendê-la. Esse cliente, chamdo de cedente, transfere o valor do seu crédito para um comprador que aceita a proposta de pagar o valor estipulado de entrada através do termo de transferência ou procuração pública. O comprador da cota contemplada passa então a assumir todas as parcelas restantes e tem direito de utilização do crédito para a compra do veículo. 

Como comprar cota contemplada

Para comprar a cota contemplada é preciso tem em mãos o valor da entrada para fazer o pagamento à vista ao cedente. Essa entrada não poderá incluir recursos do FGTS, em razão de não haver  possibilidade de sacar esse valor em dinheiro. 

Também não existe possibilidade de descontar essa entrada da própria carta de crédito, já que isso só é permitido em um consórcio que ainda não foi contemplado, em alguma administradora que permita a oferta de lance embutido. Ou seja, se você não tem o dinheiro da entrada em mãos, não pode comprar a cota. 

Caso você tenha em mãos um bom valor de entrada para adquirir uma cota contemplada, você precisará estar com o nome devidamente livre de restrições financeiras e apresentar comprovante de renda familiar que não comprometa mais que 30% da renda líquida.


Quais as vantagens 

  • Não pagará juros, somente taxa de administração da instituição organizadora do consórcio no pagamento das parcelas restantes. 

  • Terá logo o veículo em mãos 

  • As parcelas que faltaram a pagar do carro serão equivalentes a um empréstimo sem taxa de juros. O dinheiro rende mais aplicado do que quitando o valor do bem. 


Quais cuidados são necessários?

  • Para ter certeza que está fazendo um bom negócio, confira junto ao Banco Central e aos orgão de defesa do consumidor (SPC e Serasa) a existência, regularidade e credibilidade da administradora do consórcio de carros, assim como a existência da cota e a sua contemplação. Compre somente de administradoras conceituadas.

  • Não forneça dados pessoais a terceiros,  a administradora do consórcio irá pedi-los para fazer a conferência de regularidade junto ao SPC/Serasa, mas somente ela pode aprovar ou não o seu cadastro. 

  • Além de verificar o valor da cota, confira o valor pago das parcelas até então para ter certeza que o cedente não está cobrando um valor abusivo na entrada. 

  • Não aceite documentos via fax. Todos os valores devem ser pagos pessoalmente dentro da administradora que gerencia o consórcio


Todos ganham com a compra/venda do consórcio contemplado

  • O cedente ganha pois recebe do comprador um valor mais alto do que já pagou nas parcelas. 

  • O comprador ganha pois recebe o crédito para a compra do veículo na hora, e mesmo pagando um pouco a mais do que já foi pago com as parcelas, é ainda assim mais barato do que os juros oferecidos num financiamento de veículo. 

 A negociação de um consórcio contemplado é legal? 

A venda de um consórcio contemplado não é ilícita, mas é preciso ter cuidado para fazer a negociação dentro da lei, saiba como aqui

Como comprar

Confira sites que oferecem o serviço:

 


Veja também:

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...