Vale a pena comprar consórcio contemplado?

Vender e comprar consórcio contemplado é legal. Porém, antes de fazer esta compra é necessário saber se a oportunidade proposta é segura e vantajosa.

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que vender e comprar consórcio contemplado é legal, desde que tudo esteja de acordo com o que foi estipulado no contrato do consórcio, e que a administradora e o consorciado estejam em situação regular. No entanto, há ainda muitos os casos de pessoas que caem no velho golpe do consórcio contemplado.

Mas se você tiver a sorte de encontrar um negócio seguro, comprar uma consórcio de carros já contemplado quase sempre é um bom negócio, pois mesmo que você pague um pouco a mais pelo ágio, o valor ainda assim será bem inferior aos juros que pagaria, caso resolvesse financiar um veículo.

O que é consórcio contemplado

O consórcio contemplado é quando o consorciado recebe o direito de retirar a carta de crédito do seu consórcio, sendo antes de terminar de pagar o seu plano. Dessa forma, podemos dizer que a pessoa foi contemplada. A contemplação pode ser definida como a atribuição do crédito ao consorciado, permitindo a aquisição de bem ou serviço, além da restituição das parcelas pagas, para o caso dos consorciados excluídos.

Antes de comprar consórcio contemplado, saiba que a contemplação acontece por meio de sorteio e lance. O sorteio é quando o número de uma cota é sorteado e permite que o consorciado retire a sua carta de crédito para comprar o automóvel do seu interesse, o sorteio ocorre uma vez ao mês. O lance é quando depois do sorteio, o consorciado dá um lance para quitar algumas parcelas de uma vez só, o maior lance é o escolhido e recebe a carta de crédito.

Como funciona a carta de crédito

A carta de crédito é o ‘’prêmio’’ que a administradora do consórcio dá para o consorciado sorteado ou vencedor do maior lance, que tem a função de permitir que ele compre o veículo do seu interesse. É importante dizer que a carta de crédito é liberada depois de a administradora confirma que o consorciada está em situação regular, e a pessoa tem um prazo para usá-la. O vencimento da carta de crédito está previsto em contrato.

Saiba como usar a carta de crédito contemplada.

Se o consorciado sorteado não tiver mais interesse em usar a carta de crédito, ele pode vendê-la para outra pessoa. Dessa forma, torna-se possível comprar consórcio contemplado.

O que saber antes de comprar consórcio contemplado

1. Certifique-se de que realmente a cota contemplada a ser comprada corresponde às suas necessidades e condições. Ou seja, se não tem um valor muito superior ou inferior do que o valor que você precisa.

2. Confirme, junto ao Banco Central do Brasil, a existência, regularidade e credibilidade da administradora do consórcio de carros, assim como a existência da cota e a sua contemplação.

3. Verifique o valor da cota, e o valor pago até o momento da contemplação para ter a certeza de que o valor cobrado pelo ágio não é abusivo.

4. Fique de olho no valor pago pelas taxas de administração e fundo de reserva. Analise se comprar consórcio contemplado  é realmente uma alternativa vantajosa para o seu perfil. Às vezes, as pessoas podem se deixar convencer pelo fato de já ter a carta de crédito, mas acabam fazendo um mal negócio porque, ao assumir o consórcio comprando a cota contemplada, pode arcar com taxas de administração muito elevadas, além de pagarem um valor mais alto pelo ágio.

Confira as regras para a venda do consórcio contemplado.

Comprar consórcio contemplado, pode sim ser um bom negócio, desde que tomadas as devidas precauções. Não aja por impulso e nem se deixe levar pela promessa fácil de receber o carro imediatamente, com preço de consórcio. Analise muito bem todas as condições do contrato e certifique-se da real garantia do negócio. Consulte o site da ABAC e do Banco Central do Brasil.

 

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...