Vai comprar moto? Confira cinco perguntas a fazer para não errar!

Vai comprar moto, mas ainda não sabe que moto comprar? Confira cinco dicas que podem lhe ajudar a escolher sua moto e fazer um bom negócio.

Por uma questão de economia, praticidade, ou preferência, você decidiu comprar moto, mas não sabe ainda qual vai comprar.

Mas escolher uma moto não é algo fácil. Depois da decisão de comprar moto, é preciso saber quanto está disposto a pagar por ela, como vai pagar e, ainda, que marca e modelo.

5 perguntas a fazer antes de comprar moto

1. Como pretende pagar?

Um dos aspectos mais importante ao comprar moto, é definir o valor e a forma de pagamento, e esta decisão influenciará também a marca e o modelo a ser escolhido. Para manter a sua saúde financeira, as despesas com a moto, incluindo parcelas, se for o caso, IPVA, seguro, combustível, manutenção e etc, não deve ultrapassar 20% do seu rendimento mensal.

Se não tem o dinheiro para comprar à vista, a solução é buscar algum tipo de crédito, como financiamento ou um consórcio.

2. Para que vai usar a moto?

A moto é apenas para passeio, ou será o seu meio de transporte urbano no dia a dia? Se for o segundo caso, procure um modelo que ofereça agilidade, economia e praticidade. Neste caso, uma moto utilitária de 150 a 250cc seria o suficiente.

3. Qual o seu perfil físico?

Para que a condução seja confortável e segura, a moto precisa ter peso e altura adequados ao seu corpo. O ideal é que você consiga colocar os pés no chão com agilidade. Além disso, a moto não deve ter um peso que dificulte o seu equilíbrio. Se você for muito grande ou pesado, uma Honda Biz não seria uma boa escolha, por exemplo.

4. Qual moto oferece o melhor custo benefício?

Depois de definido valor, forma de pagamento, e que tipo de moto comprar, é hora de fazer uma pesquisa de mercado para encontrar as condições mais vantajosas para você. É possível que você encontre motos com modelos equivalentes de diferentes marcas e com preços bem distintos. Por isso, vale a pena pesquisar e considerar a compra de diferentes marcas.

5. Comprar moto nova ou usada?

No caso de comprar moto usada, faça uma vistoria: veja se o número do chassi é o mesmo do documento, veja se há indícios de batidas, verifique se há problemas mecânicos, etc. O melhor é fazer um test drive e levar alguém que entenda de mecânica de motos para lhe ajudar.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...