Onde fazer turismo de aventura no Brasil

Eleito um dos melhores países do mundo para o turismo de aventura, o Brasil oferece segurança e baixo custo para quem tem sede de adrenalina.

Crise econômica e o dólar mais valorizado são alguns dos motivos que fazem muitos brasileiros mudarem os planos de viagem para roteiros nacionais. Porém, não somente as paisagens e o merecido descanso movimentam turismo, mas também a vasta oferta em turismo de aventura nas terras brasileiras.

O Brasil apresenta um cenário realmente abundante em turismo de aventura com todas as suas belas paisagens e clima muito favorável. Sendo assim, foi apontado pelo ranking global Best Countries como o melhor país do mundo para essa modalidade turística, ultrapassando países de primeiro mundo e com enorme potencial para a vaga. A classificação veio de um estudo apresentado no Fórum Econômico de Davos, na Suíça, e foi desenvolvido por uma parceria entre a escola de negócios Wharton, da Universidade da Pensilvânia, a BAV Consultoria e o portal americano US News & World Report.

O Brasil se destacou por motivos como clima, conhecido em todo o globo por ser agradável e com poucas variações ao longo do ano, e também pela biodiversidade, diferenciando-se como grande atrativo.

Outro fator de peso na avaliação foi a preocupação do turismo brasileiro com a segurança dos turistas durante as práticas envolvidas nos passeios; as normas de segurança brasileiras são referência mundial em turismo de aventura, encontrando-se na liderança de processos de normalização como o de Ecoturismo e Turismo de Aventura com acreditação pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Lugares para fazer turismo de aventura

Com essa excelente avaliação do Brasil para a prática de esportes radicais e contato com a natureza, conheça alguns os melhores lugares para ingressar no turismo de aventura em território nacional, levando em conta fluxo turístico e avaliação de visitantes.

Brotas

Brotas
 

Considerada por muitos a Capital Paulista da Aventura, Brotas é uma pequena cidade do interior do estado, cercada por rios, grutas, cachoeiras e uma excelente infraestrutura que permite a prática de esportes como rafting, tirolesa, arvorismo, trilhas para cachoeiras, rapel e quadriciclo. O destaque fica principalmente pela atividade de rafting, a qual rende reconhecimento mundial para a cidade, por oferecer diversas modalidades para a prática, como o rafting tradicional, noturno, KR ou rafting elite, floating ou mini-rafting e duck radical. Os roteiros são normalmente feitos em um trecho do rio Jacaré Pepira e conta com cerca de 14 corredeiras.

Paraty

Paraty
 

Paraty é uma cidade do Rio de Janeiro com fama internacional por sua beleza histórica e natural, repleta de casarões do Século XVIII, montanhas, mar calmo e sede de grandes eventos culturais e de aventureiros. A cidade é largamente conhecida por suas trilhas e eventos do mundo off-road, mas também ganha outro incrível destaque por possuir o único Fiorde Brasileiro, uma região de entrada marítima entre grandes montanhas rochosas.

Do alto do pico Mamanguá podemos ter uma visão panorâmica de todo o cenário que abriga, além de uma riquíssima biodiversidade, possibilitando atividades como mergulho em águas cristalinas, passeios de caiaque, rafting, trilhas a pé e de bike, passeios por rotas como a Estrada Real, observação de aves, passeios de barco, e os famosos passeios de jipe.

Três Coroas

Três Coroas
 

A cidade lidera o roteiro de turismo de aventura do Rio Grande do Sul, que ganhou fama através do seu circuito de rafting. Localizada a 25km de Gramado, apesar dos seus apenas 30 mil habitantes e grande ar de tranquilidade e aconchego, a cidade oferece muita adrenalina para os amantes de emoção em rotas que incluem tirolesa, rapel, passeio de quadriciclo, trilhas e camping.

Para aqueles que gostam de um mix de aventura urbana e natureza, a região conta com campos naturais para pratica de paintball em meio a mata atlântica. Outra atividade muito procurada é o trekking, já que está próxima ao Parque Nacional de Aparados da Serra, local onde se encontra o Canyon Itaimbezinho, o segundo maior da América do Sul.

A cidade é animadora ainda pela exótica gastronomia e rica cultura. Com a presença de diversos moradores de origem tibetana, encontramos restaurantes como o Tashiling, o primeiro tibetano do Brasil, e ainda o Khadro Ling, o maior templo budista Tibetano da América do Sul.

5 destinos para curtir as férias de inverno

Quanto custa?

Realizar um turismo de aventura, seja sozinho ou com a família, não é tão caro quanto se possa imaginar. Os valores, como esperado, irão variar de acordo com tempo de hospedagem, atividades praticadas, época do ano e, principalmente, a localização.

Como exemplo, um pacote para Brotas, que inclua uma diária de hospedagem em pousada (TV de tela plana, vista do rio, lago, jardim e piscina) mais quatro atividades turísticas que incluem rafting, tirolesa, arvorismo e trekking, pode ser encontrado a partir de R$ 400 por pessoa.

Fique por dentro de dicas para economizar nas suas viagens nacionais e internacionais.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...