Thais Manini
Thais Manini
04 May, 2017 - 03:50
tradições de casamento

20 tradições de casamento nos quatro cantos do mundo

Thais Manini

Vestido vermelho? Casar na chuva? Descubra quais são as tradições de casamento mais curiosas, e quem sabe se inspire.

O artigo continua após o anúncio

Quais são as suas tradições de casamento? Quando pensamos em uma cerimônia, ou até mesmo na preparação, imaginamos algo parecido como o noivo de terno (ou smoking), a noiva de vestido branco e uma cerimônia de celebração do casamento, rodeado pelos amigos e familiares. Porém, esta não é a realidade ao redor do mundo.

Tradições pelo mundo

O Hintigo traz uma lista com 20 tradições de casamento curiosas que podem fazer você repensar o seu casório ou não. Veja abaixo.

1- Itália

Para afastar os maus espíritos, o noivo deve levar um objeto de ferro, no bolso, durante a cerimônia. Já para abençoar de vez a cerimônia, um dia chuvoso é considerado um sinal de sorte! “Sposa bagnata, sposa fortunata” (esposa banhada, esposa afortunada). Para além disso, a cama em que o casal passará a noite de núpcias deve ser arrumada por duas mulheres solteiras.

2- México

Ao invés de jogar o buquê da noiva para as amigas e parentes solteiras que estão na festa, para saber quem será a próxima a casa, a noiva mexicana o deixa aos pés da Virgem Maria.

3- Irã

A tradição de casamento neste país diz que quem deve comprar o vestido da noiva é o homem. E é claro, não pode ser qualquer vestido!

4- Estônia

Que jogar buquê que nada! A tradição de casamento é entre os homens, que vendam o noivo, o giram para confundi-lo e, de olhos fechados, ele coloca o chapéu na cabeça do amigo que será o próximo a casar.

5- Suécia

Para que o casamento seja próspero, a mãe da noiva lhe dá uma moeda de ouro para ser colocada no sapato direito e o pai uma moeda de prata para ser colocado no sapato esquerdo. Outra tradição de casamento são os beijos. Quando um dos noivos tem que ir ao banheiro, por exemplo, a noiva, todos da recepção podem aproveitar o momento para dar beijos ao noivo, e vice versa.

6- Portugal

Para arrecadar o dinheiro para o casal, a noiva passa o seu sapato para que os convidados possam colocar dinheiro dentro. Antes do século XX, o vestido tradicionalmente usado pelas noivas eram preto.

O artigo continua após o anúncio

7- Índia

Neste país de tradições marcantes, no casamento também não podia ser diferente. Ao começar pela noiva, que deve usar vestido vermelho! O branco está relacionado à morte e só é usado pelas viúvas. A festa começa alguns dias antes (dois a três dias) quando a noiva é enfeitada e as mulheres da família e amiga fazem desenhos nas mãos e nos pés (menhdie) de henna. No dia da cerimônia, o noivo chega de turbante em cima de um cavalo.
Já as mulheres de Mangliks são conhecidas pela sua morte muito nova. Por isso, antes de se casar com um homem, a mulher se casa com uma árvore que depois é cortada (morta), como forma de acabar com a maldição.

8- Marrocos

Antes da cerimônia a tradição de casamento é o Hammam, no qual a noiva toma uma banho de leite para se purificar. Como também é um casamento com tradições árabes, também é costume as roupas chamativas e os pés e as mãos pintados de henna.

9- França

Uma das tradições de casamento neste país é fazer com que os noivos tomem uma mistura de “restos de bebidas” da festa, que são colocadas juntas em um pinico! Bem menos estranho é o jogo da cinta-liga (Le jeu de la jarretière), no qual o vencedor tem o direito de tirar a peça e levá-la para casa.

10- Japão

A bebida que simboliza o casamento é o saque e, portanto, os noivos devem “brindar” e beber três goles de saque juntos, de três recipientes diferentes. Ao invés de presente, a tradição de casamento são envelopes com dinheiro para o casal.

11- Rússia

Para garantir a sorte no casamento, durante a festa os noivos devem jogar as suas taças de champanhe ao chão (para quebrá-las).

12- Alemanha, Grécia e Israel

Três culturas diferentes, mas com uma tradição de casamento muito parecida. Todos quebram um prato de porcelana para dar sorte ao casal e, em Israel, para reforçar que o casamento é um ato sério.

13- Espanha

Para simbolizar a partilha dos bens futuros, o casal se dá 13 moedas chamadas de arras durante a cerimônia espanhola.

14- Holanda

Guardar a rolha da primeira garrafa de champanhe estourada na cerimônia de casamento e coloca-la dentro do travesseiro que será usado na noite de núpcias garante ao casal uma boa vida sexual.

O artigo continua após o anúncio

15- China

O famoso cupido entra em ação em Yugur, onde o noivo dispara flechas na noiva (que não machucam, é claro) e, depois desse momento, ele as quebra para certificar-se de que vão ficar juntos e serem felizes para sempre.

16- Mauritânia

Uma tradição de casamento, um tanto quanto diferente neste país, é o fato das meninas de até quinze anos serem enviadas para fazendas para engordar! Isso mesmo, quanto maior as coxas da sua noiva, mais felizes serão.

17- Quénia

Em Massai a bênção dada pelo pai da noiva vem em forma de cuspe na sua cabeça ou peito, como forma de trazer fortuna e sorte ao casamento.

18- Turquia

Uma grande passeata de carros buzinando pelas ruas, em direção a cerimônia de casamento, costuma trazer boa sorte aos noivos! Outra tradição de casamento é escrever o nome das amigas solteiras dentro do sapato. Ao final da festa, aquele que estiver mais apagado será o da próxima a se casar!

19- Egito

Talvez esta seja uma tradição bem vista aos olhos de muitos. Durante uma semana após o casamento, a família da noiva se encarrega de cozinhar para o casal, que deve apenas curtir os primeiros momentos juntos.

20- Peru

Para saber quem será a próxima a se casar, as mulheres escolhem uma fita que está presa dentro do bolo e a puxam. Aquela que tiver a sorte de encontrar a que está amarrada a um anel é a sortuda da vez!

Tradições brasileiras

É verdade que muitas das tradições foram modernizadas e hoje em dia os casamentos são verdadeiros espetáculos. Não só o branco, mas tons de marfim, pérola e creme compõem o vestido da noiva e até mesmo a chuva de arroz também virou bolhas de sabão!

  • Vestido branco da noiva, representando a pureza e castidade;
  • Chuva de arroz para simbolizar prosperidade;
  • Jogar o buquê para a próxima a se casa;
  • Cortar a gravata do noivo para arrecadar dinheiro;
  • Escrever o nome das amigas solteiras na barra do vestido;
  • Bem-casado para representar a união do casal;
  • O noivo não deve ver o vestido da noiva antes do casamento;
  • Na porta do quarto de núpcias ou na casa em que irão morar o noivo deve carregar a noiva no colo.

Independente de quais sejam as tradições o importante é serem felizes para sempre!

O artigo continua após o anúncio
Compartilhar Twittar Pin Email WhatsApp