Teste de criatividade: só 1 em 100 pessoas acertou de primeiro o que tem na imagem

Confira este teste de criatividade e saiba se se você faz parte da turma dos super criativos.

De vez em quando as redes sociais são inundadas com imagens de borrões, manchas e até infiltrações na parede que formam figuras inesperadas. Desde figuras sacras até rostos e personagens da cultura pop, a criatividade dos internautas não tem limites. Esse teste de criatividade, publicado pelo site Life Hack, vai te mostrar se você é rápido no gatilho na hora de decifrar as imagens ou se apanha um pouco para entendê-las. Boa sorte!

Faça o teste de criatividade e surpreenda-se

Publicada inicialmente por Savannah Root, a imagem de autor desconhecido ganhou repercussão nas redes sociais, tamanho o número de comentários e opiniões sobre o real significado da mesma. Para começar o teste de criatividade, olhe para essa imagem na parede e reflita: o que você vê? Você tem um minuto para adivinhar.
 

Teste de Criatividade
 

Foto: Divulgação Facebook

Já adivinhou? Parabéns, você é uma pessoa altamente criativa e que pensa “fora da caixinha”. Segundo estimativas, somente 1 em 100 pessoas consegue identificar logo o que está representado na imagem. Não conseguiu? Cubra a parte mais escura com a mão e tente novamente.

Se agora as coisas ficaram mais claras, ótimo. Você conseguiu adivinhar a figura com um pouco de esforço. Se ainda não, fique tranquilo. Não há nada de errado com você, isso apenas significa que você processa novas informações de uma maneira mais racional, seguindo regras e associações conhecidas.

Como funciona o cérebro das pessoas criativas

Caso ainda restem dúvidas, a figura do teste de criatividade é um homem com chapéu – ou um cowboy, se preferir. Se tudo que você conseguia ver até então era um corvo ou morcego bastante distorcido, repare nas “asas” e veja como elas fazem o formato do chapéu junto aos demais traços.

Os processos criativos têm sido considerados práticas abstratas e não quantificáveis, algo como lampejos de inspiração que surgem do nada. Cientistas, no entanto, vêm realizando pesquisas para capturar o processo criativo e analisar as características em comum das pessoas criativas.

O que eles perceberam é que as pessoas criativas usam partes maiores do cérebro durante o processo criativo, o que lhes permite formar mais associações e usar mais partes da memória ao tentar decodificar algo.

No caso da imagem desconstruída, por exemplo, uma pessoa criativa é capaz de formar mais ideias e concepções sobre o que aquilo é porque faz uso de suas experiências cerebrais anteriores. Ela apresenta mais opções sobe uma mesma ideia do que quem pensa racionalmente.

É por isso que pessoas objetivas tendem a enxergar simplesmente um borrão neste teste de criatividade, enquanto os criativos visualizam diferentes opções.

Duck-Rabbit Ilusion

Um bom exemplo de teste de criatividade é o teste do pato ou coelho, conhecido como Duck-Rabbit Ilusion. Desenvolvido em 1899 pelo psicólogo americano Joseph Jastrow, apresenta uma imagem ambígua e propõe a quem está vendo falar o que vê primeiro, o pato ou o coelho. Nesse caso não há resposta certa: o que é medido é a capacidade da pessoa de mudar de uma percepção para outra.

Ilusão Coelho Pato

O teste de criatividade foi aplicado em uma pesquisa realizada pelos psicólogos Richard Wiseman, Caroline Watt, Kenneth Gilhoolly e George Georgiu em 2011, cujo resultado foi publicado no British Journal of Psychology.

Segundo constatado na pesquisa, as pessoas que conseguiam fazer a transição das imagens mais rapidamente eram as mesmas que conseguiam atribuir mais de cinco formas de uso a um objeto proposto pelos pesquisadores.

O resultado mostrou que as pessoas altamente criativas são capazes de unir ideias que, aparentemente, não fazem sentido, e conseguem encontrar caminhos alternativos com facilidade. Há uma diferença na forma como as pessoas altamente criativas percebem o mundo, pois seu cérebro trabalha de forma muito mais rápida que a criatividade média.

Veja também:

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...