Simone Leal
Simone Leal
28 Mar, 2017 - 12:00
financiamento automóvel
Financiamento de Veículos

Tenho financiamento de carro, posso financiar um imóvel?

Simone Leal

Financiar um imóvel com o financiamento do carro em andamento é possível, mas é preciso se planejar para não comprometer toda a sua renda mensal.

O artigo continua após o anúncio

Comprar bens mais caros à vista é a melhorar opção para não se endividar, mas esta não é uma opção para a maioria dos brasileiros. Por isso, com a finalidade de realizar os seus sonhos, muitas pessoas optam pelo financiamento tanto do carro quanto do imóvel. Mas, e quando há a necessidade de financiar os dois bens ao mesmo tempo, será que é possível?

Apesar de não ser recomendado para não comprometer muito as suas finanças mensais, é possível ter um financiamento de carro e financiar um imóvel. Porém, como este segundo bem é mais caro, consequentemente o processo de aquisição é mais burocrático. Antes de sair por aí se endividando, verifique quais são as regras para financiar um imóvel mesmo tendo o financiamento de um carro em andamento.

É possível financiar um imóvel mesmo tendo o financiamento de carro?

Ter o financiamento do carro em andamento não impede que você possa financiar um imóvel, visto que se trata de objetos de natureza diferente. O comprador fica impedido de financiar um novo bem se estiver com as prestações do carro atrasadas. Afinal, nesta situação o seu nome estará com restrições e provavelmente o seu cadastro no banco não será aprovado.

Sim, é possível ter o financiamento de carro e financiar um imóvel ao mesmo tempo, mas será que é um bom negócio? Antes de qualquer coisa, você deve avaliar se tem condições de assumir as prestações dos dois financiamentos e se ainda vai sobrar dinheiro para arcar com as suas outras despesas mensais.

Aprovação de crédito para ter financiamento de carro e de imóvel

Se você já tem o financiamento de carro e quer financiar um imóvel é preciso estar ciente de que a burocracia para a aprovação de crédito será maior, você deve ter cautela e paciência para ser aprovado em todas as etapas. Ao solicitar o novo financiamento, o banco fará uma análise para saber se você apresenta uma renda suficiente para arcar com as prestações dos dois financiamentos.

Além disso, o banco analisa se os dois financiamentos juntos não irão comprometer mais do que 30% da sua renda mensal, pois se ultrapassar este valor, possivelmente o seu crédito não será aprovado, visto que a instituição entende que você não conseguirá honrar o financiamento até o final.

O mais recomendado é fazer uma pesquisa de mercado para encontrar o melhor banco para financiar o imóvel. Em cada instituição que você for consultar, leve os seus comprovantes de renda. Dessa maneira, a avaliação de crédito torna-se mais rápida e prática para que você encontre as melhores condições de financiamento para o seu perfil.

Banco para financiar o carro e imóvel

Você pode financiar um imóvel mesmo tendo o financiamento de carro na maioria das instituições financeiras, mas as regras mudam de banco para banco. A Caixa Econômica Federal é a instituição mais popular entre as pessoas que desejam financiar um imóvel e que já estão financiando um veículo, se destacando por oferecer serviços personalizados para o perfil econômico dos clientes.

O artigo continua após o anúncio

Para ter uma ideia melhor dos valores a serem pagos ao financiar o imóvel, você pode solicitar uma simulação do financiamento, analisando os valores que você tem condições de pagar e em quantas parcelas. No caso da Caixa, existe a possibilidade de financiar o imóvel em até 30 anos.

Dicas para financiar carro e imóvel ao mesmo tempo

Para que as prestações dos financiamentos do carro e do imóvel não fiquem tão pesadas no seu orçamento, o ideal é tentar dar uma entrada no financiamento do imóvel. Assim, você diminui o valor e o tempo das mensalidades.

Por fim, faça um bom planejamento financeiro para conseguir quitar as duas dívidas e ainda manter em dia as suas despesas mensais.