10 formas de fazer um tempero sem sal

Confira algumas opções para preparar um tempero sem sal para suas refeições, mas repleto de sabor.

Para muitas pessoas, comida bem temperada é sinônimo de sal. No entanto, o sódio é considerado um dos grandes vilões para a saúde e seu uso deve ser o mais comedido possível. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo de sal não ultrapasse 6 gramas diárias. No entanto, em média, o brasileiro costuma consumir o dobro dessa medida. No entanto, o que não falta é opção de tempero sem sal, para garantir uma refeição saborosa e saudável.

Por que usar tempero sem sal?

São diversos os fatores que colaboram para que o sal seja considerado tão prejudicial à saúde. Além de fazer reter líquido e deixar a pessoa mais inchada, ele é um dos principais causadores da hipertensão arterial. E mais: o sal eleva os riscos de doença nos rins, arritmia e até mesmo infarto.

Por tudo isso, é tão importante resistir à tentação de acrescentar sal, mesmo quando achar a comida sem gosto e assim acostumar o seu paladar. Além disso, substituir o produto por um tempero sem sal e natural pode ser ainda muito mais saboroso, sabia?

Como substituir

Confira algumas opções de produtos para produzir o seu tempero sem sal:

Alho

O alho com seu sabor característico combina com os mais distintos alimentos e possui diversos benefícios para a saúde, como: estimula funções respiratórias, reduz a taxa de colesterol e triglicerídeo e elimina toxinas.

Cebola

Outro ingrediente muito presente na cozinha e nos mais diversos pratos, a cebola melhora a circulação sanguínea, previne o envelhecimento das artérias, ajuda no controle da pressão arterial e combate problemas respiratórios.

Gengibre

Ingrediente muito usado em sucos verdes, o gengibre também pode ser utilizado na preparação de caldos e sopas. O produto tem mil benefícios para o organismo: ação digestiva, diurética, antitrombótica, antidepressiva, antisséptica, é estimulante da circulação geral e cardiovascular.

Temperos caseiros: 8 receitas que você pode fazer em casa

Orégano

Sempre bem vindo em molhos, o orégano também é boa alternativa em massas, saladas, tapiocas, ovos mexidos e omeletes. Ele é responsável por estimular o sistema imunológico, ser antioxidante, antibacteriano e anti-inflamatório.

Cebolinha

Ótima para se ter na horta da sua casa, a cebolinha é boa alternativa em praticamente todos os pratos. Use sem medo! Ela ajuda no combate a hipertensão arterial, ajuda a fortalecer os ossos e os dentes e é estimulante para o crescimento e fortalecimento dos cabelos.

Salsinha

Outra boa opção para se ter na hortinha, a salsinha pode ajudar no tempero de legumes, massas, sopas e assados. Entre os seus benefícios estão: ação digestiva, combate das cólicas menstruais e ajuda em casos de infecções urinárias e problemas renais.

Pimenta

Tempero típico da culinária baiana e ingrediente indispensável para muitos brasileiros, a pimenta possui vários benefícios, desde que usada com moderação, especialmente pelos hipertensos. Ela ajuda no controle do colesterol, melhora o sistema imunológico, auxilia na digestão, na eliminação de bactérias nocivas ao organismo e na circulação sanguínea.

5 motivos para nunca mais usar tempero pronto

Limão

Tempero típico para saladas e peixes. Além de controlar a pressão arterial, aumenta as defesas do organismo, facilita a digestão e regula a absorção de açúcar.

Manjericão

Não é só em molhos que o manjericão cai bem! Também é ótimo no preparo de carnes, frangos e peixes. Ele melhora o fluxo sanguíneo, prevenindo a hipertensão arterial e possui ação antioxidante e anti-inflamatória.

Alecrim

O alecrim pode ser usado no tempero de carnes e ensopados, além de molhos. Ele é antioxidante, anti-inflamatório e antibacteriana, além de atuar no sistema digestório, aumentando a produção de enzimas digestivas.

Confira aqui, oito receitas de temperos sem sal e caseiros para se preparar e garantir refeições deliciosas e muito mais saudáveis: 

Fique em forma e com saúde como você sempre quis. Veja como é fácil.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...