Camila Griguc
Camila Griguc
29 nov, 2017 - 10:31
sites de compra coletiva

Conheça os sites de compra coletiva mais usados no Brasil

Camila Griguc

Esses são os sites de compra coletiva mais usados no Brasil e contam com novos moldes de ofertas: mais seguros, práticos e imediatos.

O artigo continua após o anúncio

O que aconteceu com os famosos sites de compra coletiva? Febre entre os anos de 2009 e 2010, este método de vendas passou a mudar sua metodologia e alguns grandes deixaram até mesmo de existir ao longo dos anos.

Quando se tornaram novidade, as compras coletivas funcionavam da seguinte maneira: uma oferta, seja ela de produtos ou serviços, era colocada no site em questão por um tempo limitado. O usuário que estivesse cadastrado neste site, poderia realizar a compra – que possuía uma data de validade – porém, só conseguia imprimir o seu cupom para usufruir da compra assim que um número determinado de compradores fosse atingido. O que gerava reclamações e abria margem para golpistas.

Sites de compras coletivas 2.0

Atualmente, os pioneiros e novos portais adotaram novas definições, ou passaram a auto denominar-se como Compras Coletivas 2.0, abolindo a regra que tornava necessário um grupo X de compradores para que a compra tivesse efeito. Além desta, confira outras regras que também estão sendo aplicadas:

• Entrega instantânea do Voucher (Cupom de Desconto): os usuários recebem o cupom no momento da compra.

• Recursos de redes sociais: integrado a redes sociais como Facebook e Twitter, esse modelo torna o termo “Coletiva” mais real, permitindo o fácil compartilhamento de interesses entre os usuários.

As ofertas ficam no site por um período pré determinado, geralmente por uma semana, mas podem ser renovadas. O comprador também possui um prazo limite para utilização do voucher.

Conheça os sites de compra coletiva mais usados no Brasil.

1. Peixe Urbano

O Peixe Urbano foi o primeiro site brasileiro de compras coletivas e, mesmo que continue efetuando serviços nestes moldes, entrou para a categoria de “catálogo de ofertas”.

O artigo continua após o anúncio

Possui ofertas nos mais variados segmentos: viagens, estética, alimentação, cultura, entre outros e conta também com uma versão mobile gratuita para celulares Android, iOS e na Web que proporciona mais comodidade e praticidade na hora da compra que.

O Groupon Brasil anúnciou em Novembro de 2017 a compra do Peixe Urbano. No ententando a ideia é que as plataformas continuem a operar separadamente, mas gradualmente começar a oferecer o mesmo cardápio de ofertas para ambas plataformas.

Peixe Urbano é confiável?

2. Groupon

Também entre os pioneiros entre os sites de compra coletiva, o Groupon permite que você consulte as ofertas diariamente da página online ou pelo seu celular com aplicativo disponível para IOS e Android.

Na categoria de catálogo de oferta, mas aplicando as regras das Compras Coletivas 2.0, o Groupon oferece descontos em diversas áreas como a de viagens, eletrônicos, vestuário, serviços entre muitas outras. Além disso, você recebe um desconto especial se você indicar amigos para comprar ofertas específicas.

Outro mercado que o Groupon passou a atuar foi o de Marktplace, com lojas e empresas ofertando produtos diretamente na plataforma do Groupon, sem a necessidade da compra de um voucher, e sim a compra direta do produto.

3. SaveMe

O SaveMe funciona de uma maneira um pouco diferente dos demais, reunindo ofertas de diversos sites de compra coletiva, além de cupons para usar em lojas online. Ele é uma agregador de descontos, servindo mais para facilitar a vida do usuário na hora de achar ofertas de sites de compras coletivas. Suas principais vantagens são a variedade de promoções e visual agradável e de simples uso.

4. Viajar Barato

O Viajar Barato também remodelou seu formato de compras coletivas e se tornou um site de vendas de pacotes, hotéis, passagens, passeios, cruzeiros entre outros. Possui promoções para todos os tipos de público, com preços variados e diversas formas de pagamento.

O artigo continua após o anúncio

Como evitar cair em golpes

Mesmo com a reformulação da regra do número mínimo de compradores para ativar uma oferta, ainda assim os golpes são facilmente aplicáveis no sistema de compras coletivas, principalmente por se tratarem de cupons, ou seja, o consumidor não recebe o seu produto a domicílio. Fique de olho nas dicas para não ser enganado:

• Evite comprar por impulso. Mesmo que a oferta possua tempo limitado, preste atenção aos detalhes e na veracidade das informações;

• Procure indicações de amigos e familiares. Válida não somente para sites de compra coletiva, ter uma referência de compradores que obtiveram sucesso e saíram satisfeitos é sempre uma ótima ideia;

• Pesquise. Entre em sites de comparação de preços e demais portais de confiança a fim de pesquisar o real valor do produto ou serviço ofertado. Se o desconto for muito alto, desconfie;

• Tenha em mãos os dados do anunciante e do site de compra coletiva. Antes de efetuar a compra, ligue para confirmar a parceria com o portal e também para o número de contato informado no site. Se possível, busque na internet informações sobre o CNPJ da loja.

Se, ainda assim, o consumidor cair em um golpe, deverá entrar em contato com o responsável pelo site de compra coletiva, informando o ocorrido e exigindo uma solução. Não havendo um parecer, vá ao Procon e registre sua ocorrência.