9 séries que vão ajudar a melhorar seu inglês

As séries americanas e britânicas dão uma forcinha extra pra quem quer aprender outro idioma. Confira os melhores títulos para estudar e aprimorar o inglês.

Aprender inglês hoje em dia é bem mais fácil do que era há vinte anos. A internet oferece infinitas opções para quem deseja começar do zero ou aprimorar o idioma, e nem é preciso desembolsar dinheiro para estudar, já que o que não falta é conteúdo gratuito. A melhor parte é que quem não se adapta aos tradicionais cursinhos tem à disposição outros recursos mais interessantes, como músicas, filmes, livros e séries.

Para quem gosta de chegar em casa e acessar a Netflix, recomendamos 9 séries que vão ajudar a aprimorar o inglês e ensinar gírias, expressões e termos específicos para determinadas áreas.

Partiu, maratona! Séries que vão afiar o seu inglês

O professor de inglês Mairo Vergara, famoso pelos e-books sobre aprendizado do idioma, recomenda que os episódios sejam assistidos três vezes: a primeira com áudio em inglês e legenda em português, a segunda com áudio e legenda em inglês e a terceira apenas com o áudio em inglês.

“Na terceira vez você terá o áudio e a legenda para lhe orientar e já vai conhecer o background, ou seja, já viu aquela história. Automaticamente seu cérebro vai começar a atribuir significados”, diz. Mairo recomenda paciência e afirma que é importante manter um método para aprender inglês assistindo séries, como assistir pelo menos dois episódios por dia.

Segundo ele, as séries são mais dinâmicas por serem mais curtas, e com o tempo o aluno se familiariza com os personagens e o contexto, o que torna o aprendizado mais fácil. “Você acaba se acostumando com o estilo, o vocabulário e a velocidade com que os personagens falam”, diz.

Selecionamos nove séries para três quem está começando a aprender inglês, para quem deseja se aperfeiçoar e para quem já está no nível avançado e quer se tornar expert.

Nível básico

  • Friends

A sitcon americana terminou em 2004, mas ainda é considerada umas das séries de maior sucesso do mundo. Quem não se lembra de Ross insistindo para Rachel que “We are on a break!”, de Janice fazendo todos tremer com seu bordão “Oh. My, God!” ou de Joey lançando seu olhar fatal seguido de um “How you doing?”?

Não entendeu nada? Tá na hora de assistir esse clássico, que além de hilário permite ao aluno o contato com gírias e expressões idiomáticas, além da compreensão auditiva fácil.

  • Modern Family

As comédias americanas são mais indicadas para quem está dando os primeiros passos no inglês porque são mais fáceis de entender e apresentam os costumes, hábitos e trejeitos dos americanos com grandes doses de humor.

Um bom exemplo disso é a série Modern Family, que entre outros personagens traz a atriz Sofia Vergara interpretando uma colombiana, que de vez em quando dá suas derrapadas com o inglês e é satirizada por isso. Você vai se identificar com ela.

  • Keeping up with the Kardashians

As poderosas Kardashians despertam o amor e o ódio entre as pessoas. Há quem as considere exemplo a ser seguido e sonhe desesperadamente em chegar aonde elas chegaram, enquanto alguns não veem mais do que uma família fútil desesperada por holofotes.

Seja qual for seu time esse reality show mostra diálogos informais sem roteiro, repletos de gírias e expressões. Excelente para ampliar o repertório e sair do inglês coloquial.

Nível médio

  • Mad Men

Quem pretende ampliar o repertório linguístico pode começar com Mad Men, série da HBO que retrata o dia a dia de uma agência de publicidade ambientada nos anos 60 e que teve sua última temporada exibida em 2015.

Os diálogos são repletos de termos específicos da área, o que obriga o aluno a prestar mais atenção, além do inglês coloquial típico da década e mais difícil para quem assiste a série em 2017.

Site lança curso grátis para ensinar espanhol a partir da série Narcos

  • House of Cards

A série original da Netflix é um sucesso de crítica e se tornou mais famosa no Brasil após os escândalos envolvendo o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha.

Alguns diziam que ele e Frank Underwood, personagem principal da série, têm muito em comum. Só assistindo para saber, mas já adiantamos: não faltam diálogos longos, repletos de linguagem coloquial, termos rebuscados do mundo da política e dos negócios. O fato de Frank conversar diretamente com a câmera em alguns momentos facilita um pouco o entendimento.

  • Downtown Abbey

Fugindo do inglês americano e entrando no inglês britânico, a série retrata a história da família Crawley durante o reinado de Jorge V no início do século XX. Não faltam eventos históricos, como a Primeira Guerra Mundial, misturados à ficção, como os tradicionais romances de época, que ensinam muito sobre como era ser inglês naquele período e também sobre a diferença na pronunciação do idioma britânico.

Nível avançado

  • Homeland

Segundo Jorge Carrion, autor de Teleshakeaspeare, em entrevista ao site El Pais, é importante educar o ouvido para perceber os contrastes entre sotaques nativos e estrangeiros, e uma das temporadas de Homeland se passa em Paris, com personagens norte-americanos e alemães, o que ajuda nesse entendimento.

A série mostra a oficial de operações da CIA Carrie Mathison em busca da verdade sobre o Sargento Nicholas Brody, um fuzileiro que se tornou prisioneiro de guerra da Al-Qaeda e o qual ela desconfia que representa risco à segurança nacional.

  • Outnumbered

Mais uma sitcom, dessa vez britânica, a série retrata o cotidiano de uma família londrina de classe média com muito humor baseado em modas linguísticas. A cultura cotidiana do Reino Unido é mostrada também através do idioma.

A série obriga o aluno a prestar muita atenção, já que os personagens falam rápido e usam linguagem moderna com gírias e expressões.

  • The West Wing

A série dramática mostra os acontecimentos e bastidores da Casa Branca em torno da figura do presidente fictício Josiah Bartlet, interpretado por Martin Sheen. Segundo Jorge Carrion, em entrevista ao El Pais, os personagens da série falam muito rápido, o que obriga o aluno a prestar atenção e aperfeiçoar o idioma.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...