Saúde bucal: cuidados básicos para saúde bucal

O sorriso é nosso principal cartão de visita e para manter uma boa saúde bucal é necessário estar atento a todos os aspectos que envolvem esse cuidado.

Dentes, língua, gengiva e palato formam a anatomia bucal responsável pelo início de diversos processos do corpo, tal como a digestão. E é justamente por conta desses processos interligados pela boca que o cuidado com a saúde bucal se torna extremamente necessário.

Cuidados básicos com a saude bucal

Para saber como cuidar bem da nossa saúde bucal é necessário entender quais elementos a compõe, por isso listamos cuidados básicos específicos para dentes, língua e gengiva que sao os principais dos elementos da anatomia bucal e necessitam de atenção especial.

Dentes

Os cuidados com os dentes devem ser constantes durante a vida, desde a infância com os dentes "de leite" a fase adulta onde se desenvolvem 32 dentes permanentes. Tanto para o cuidado desse desenvolvimento correto como para manter uma saúde bucal satisfatória é importante que sejam tomados cuidados básicos e cotidianos com nossos dentes.

Escovar após todas as refeições – mínimo de três vezes ao dia -, usar fio dental, evitar ingerir açúcar e ir ao dentista com frequência (no mínimo a cada 6 meses) são alguns dos cuidados básicos que devemos ter com os dentes.

Higiene bucal: hábitos simples que vão te ajudar a economizar no dentista

Língua

Considerando seu pequeno tamanho a língua é o músculo mais forte de todo corpo humano. Além da força é ela que nos permite sentir a textura e sabor dos alimentos.

O contato direto com alimento pode formar saburra lingual que é a principal causa do mau hálito. Para evita-lo e manter a saude bucal é necessário que se tenha uma higiene bucal completa e constante, principalmente aliada a raspadores de língua ou limpadores de língua é bochecha que podem vir na parte de trás das escovas de dente.

Gengiva

Além de colaborar para que tenhamos um sorriso ainda mais bonito a gengiva possui funções importantes para saúde bucal. É ela que sustenta, protege e proporciona a nutrição dos dentes, além de ser importante para a fonética da fala.

Para cuidar da gengiva é necessário estar atento a ingestão de alimentos grudentos que possam se acumular nela. Nestes casos as opções são utilizar fio dental seguido de escovação e enxaguante bucal ou ir com frequência ao dentista, que criará barreiras de proteção para a gengiva e toda saúde bucal.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...