Os 10 melhores Salões do Automóvel do mundo

Um salão do automóvel é onde as montadoras encontram espaço para mostrar ao público seus mais recentes lançamentos e novidades em seus modelos comercializados

Quando se fala em salão do automóvel, não há como desvincular o evento ao conceito de vanguarda. Nos salões mundo afora, somos apresentados ao que há de mais moderno, luxuoso e pioneiro na indústria automotiva e automobilística.

Você saberia dizer quais são os principais salões do mundo e o que faz eles serem reconhecidos como eventos oficiais?

Tudo depende da aprovação da OICA, sigla em francês para a Organização Internacional de Construtores de Automóveis. Espécie de FIFA do mercado automotivo, é ela que chancela ou não um salão do automóvel em seu calendário oficial.

Dos mais antigos para os de data de criação mais recentes, vamos conhecer agora os 10 principais salões de todo o mundo.

1 –  Paris Mondial de l’Automobile (1898)

Tudo bem que se o Salão de Frankfurt não tivesse sido transferido de Berlim, seria ele o mais antigo salão automotivo em atividade, já que foi criado em 1897.

Mas, como em 1950 ele deixou a capital da Alemanha, passou a ser considerado como um novo evento, deixando o pioneirismo para o salão da Cidade Luz.

Na verdade, há até quem classifique os salões como um evento só, já que revezam suas realizações em anos pares (Paris) e ímpares (Frankfurt). O fato é que o de Paris, quando foi criado, visava promover um artigo novíssimo e raro para a época de sua fundação, o automóvel.

Estima-se que, em apenas uma semana, o Salão de Paris reúna mais de um milhão de pessoas, entre visitantes e expositores.

2 – New York International Motor Show (1900)

Já o pioneirismo do Salão do automóvel de Nova Iorque é incontestável. Foi, de fato e de direito, o primeiro dos salões das Américas, e, assim como diversos salões mundo afora, resistiu a duas guerras mundiais, grandes depressões econômicas e diversas crises políticas.

Ok, o evento tal como é realizado hoje, com frequência anual, começou oficialmente só em 1969, mas não tira da cidade o feito de ser o primeiro salão de todo o continente americano.

3 – Geneva Motor Show (1905)

O salão do automóvel de Genebra é considerado o mais importante evento para quem quer conhecer os principais lançamentos da indústria automotiva mundial. Por ser realizado na Suíça, um país neutro, é lá que as grandes montadoras podem se encontrar e medir forças sem medo da reação do público.

O Geneva Motor Show é realizado todo ano, no mês de março, e é promovido pela Organisation Internationale des Constructeurs d’Automobiles.

4 – Los Angeles Auto Show (1907)

Também realizado anualmente, e igualmente chancelado pela OICA, o salão do automóvel de Los Angeles não ficou imune aos efeitos da Segunda Guerra Mundial, que fez com que parasse suas atividades entre 1940 e 1951.

Depois dos salões de Chicago e de Detroit, é considerado o terceiro mais importante dos Estados Unidos.

Para o salão de 2018, uma das mais aguardadas estreias é a do Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio, o novo SUV da montadora italiana que deverá retornar ao Brasil também no próximo ano.

5 – North American International Auto Show (1907)

Cabe ao tradicional salão de Detroit ser o responsável por abrir a temporada de lançamentos da indústria automotiva em janeiro. Em 1907, quando foi criado, o evento tinha a pretensão de ser apenas uma mostra local, mas com a ascensão da indústria automotiva de Detroit, rapidamente o salão ganhou importância e prestígio.

Ficou entre 1941 e 1953 sem ser realizado, mas só voltaria a ter a relevância dos primeiros anos, quando tornou-se internacional, a partir de 1987. Não se pode ignorar, ainda, a grave crise econômica que se arrastou por décadas e que fez Detroit decretar falência em 2013.

6 – Chicago Auto Show (1923)

Fevereiro é o mês em que se realiza o Chicago Auto Show, hoje alçado ao posto de mais importante salão do automóvel dos Estados Unidos.

Na verdade, o primeiro salão em Chicago aconteceu em 1901, mas problemas com espaços para acomodar os expositores fez com que o evento fosse descontinuado.

A frequência anual só veio a se consolidar a partir de 2005, quando a partir de então o salão não deixou mais de ser realizado.

7 – Frankfurt Internationalen Automobil-Ausstellung – IAA (1950)

Realizado numa parceria com o salão de Paris, o Frankfurt Internationale Automobil-Ausstellung, também conhecido pela sigla IAA, é certamente uma das três principais vitrines automobilísticas de todo o mundo.

Tem, nos anos pares, uma edição só para lançamentos de carros comerciais, realizada na cidade de Hanover. Nos anos ímpares, em Frankfurt, são conhecidos os carros de passeio.

Uma curiosidade: a primeira edição, sediada em Berlim, aconteceu em 1897, e contou com apenas 8 veículos expostos.

8 – Tokyo Motor Show (1954)

Desde 2005, o salão de Tóquio é realizado a cada dois anos, portanto, sempre em anos ímpares. O Tokyo Motor Show tem como principal característica apresentar ao mundo uma faceta mais futurista da indústria automotiva.

Um exemplo disso foi a apresentação, em 2015, do Honda FCV, um carro conceito movido nem a gasolina, tampouco à energia elétrica, mas sim a hidrogênio. O que impressiona no modelo é a autonomia declarada: roda até 700 km com o tanque totalmente abastecido.

9 – Salão do Automóvel de São Paulo (1960)

Já no caso do Salão do Automóvel de São Paulo, a alternância segue os anos pares desde 2004. Na maior parte de sua história de 57 anos, foi realizado como uma Copa do Mundo, a cada 4 anos.

Foi no salão de São Paulo, que faz parte do calendário oficial da OICA , que a indústria automotiva brasileira conheceu seus principais avanços. Uma das edições mais marcantes foi a de 2010, quando aconteceu uma verdadeira invasão chinesa no evento, com 450 modelos expostos, desenvolvidos por 42 fabricantes.

10 – Beijing International Automotive Exhibition (1990)

A ascensão econômica da China também se reflete na evolução de sua indústria automotiva. Realizado há 27 anos, desde 2010 o salão chinês é dividido em dois segmentos: o de carros de produção (production cars), que exibe modelos de passeio, e o de carros conceito (concept caras), que como o termo sugere, exibe veículos mais de vanguarda. O salão de Pequim é realizado em anos pares.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...