Sabores Nordestinos – Explore a gastronomia mais amada do Brasil
A gastronomia nordestina é um verdadeiro banquete de cores, aromas e sabores marcantes, que conquistam paladares e encantam pessoas de todo o mundo. Não podemos dizer ao certo como nasceu a culinária nordestina, mas o que podemos afirmar é que essa é uma mistura que deu muito certo e em certo nível representa muito a cultura alimentar do Brasil.
Mais do que uma simples forma de se alimentar, a gastronomia nordestina é uma expressão cultural, fruto da rica mistura entre os povos indígenas, que trouxeram a cultura da mandioca e cultivo de grãos como milho e feijão e os seus derivados, além do costume de usar panelas de barro; os africanos, que trouxeram o uso do gengibre e da técnica do refogado, além de inserirem o leite de coco e o azeite de dendê; e os europeus que colonizaram a região, trazendo o costume de consumir carnes no geral, além do trigo, arroz e técnicas como a fritura e o preparo de bolos.
Conheça os ingredientes regionais
Região litorânea
Do Maranhão ao Rio Grande do Norte, é possível se encantar com os sabores e o frescor dos frutos do mar que reinam absolutos sobre o nordeste. Entre suas possibilidades estão as moquecas caprichadas, os peixes grelhados e ensopados, acompanhados de pirão e farofas que realmente marcam o paladar de quem prova, Os camarões gigantes, lagostas e ostras frescas completam o banquete à beira-mar, oferecendo uma experiência que não se encontra em nenhum outro lugar.
Sertão nordestino
A carne de sol, símbolo da culinária sertaneja, reina soberana, geralmente acompanhada de baião de dois, cuscuz e feijão verde. A carne de charque, ingrediente versátil, também se destaca em pratos como o carneiro guisado e a paçoca. Esses ingredientes se tornaram tão presentes na vida do brasileiro que já chegaram ao nível de ser encontrado e consumido do norte ao sul do País sem dificuldade. São ingredientes do dia a dia e fazem toda a diferença no prato de quem consome!
Agreste
A mandioca é a rainha da mesa e está presente em diversos pratos como bolos e receitas que usam a mandioca como ingrediente principal. Este um dos alimentos mais versáteis e conhecidos do Brasil, podendo ser servido cozido ou frito, sendo possível vários preparos com ela. O cuscuz, a tapioca, bolo de rolo e a maniçoba também já alcançaram o seu lugar de destaque na gastronomia nordestina, bem como o queijo coalho, ingrediente essencial da culinária nordestina, que é perfeito para petiscar ou acompanhar pratos quentes.
Conheça os pratos típicos da gastronomia nordestina
Conheça o universo de pratos típicos da região nordestina, que fazem sucesso não apenas no nordeste, mas em todos os lugares e capitais do país onde decidem reinventar as receitas típicas nordestinas. O mais interessante de encontrar esses pratos pelas diversas capitais do País, é que cada região vai incrementando seus ingredientes regionais e transformando o que já é bom em algo melhor ainda.
- Acarajé: Esse prato típico e talvez o mais conhecido do Brasil é preparado a partir de um bolinho de feijão fradinho que é frito no azeite de dendê e recheado com vatapá, caruru e camarão seco. Na bahia é preparado pelas mãos maravilhosas das filhas e filhos de santo, o que torna o prato ainda mais exclusivo e mágico.
- Baião de Dois: Este é um prato típico que une ingredientes típicos nordestinos, mas que pode ser encontrado em todo o País, é feito com arroz cozido e feijão verde, queijo coalho, manteiga de garrafa e carne seca. Algumas versões levam torresmo, couve e outros ingredientes. É maravilhoso!
- Tapioca: A tapioca é outro prato típico que se popularizou até fora do Brasil, podendo custar uma pequena fortuna nos EUA, é feita com goma de tapioca e pode ser recheada com diversos ingredientes salgados ou doces.
- Moqueca: Quem nunca provou uma moqueca, não sabe o que é bom de verdade! Este é um ensopado de peixe com leite de coco, azeite de dendê, tomates, pimentões e especiarias. Há uma rixa entre a Bahia e o Espírito Santo, sobre quem detém a versão original da receita de moqueca, mas até hoje não se decidiu qual das duas é melhor. O fato é que a capixaba e a baiana tem cada uma o seu charme!
- Carne de Sol: A carne de sol é preparada com carne bovina desidratada ao sol, geralmente servida com baião de dois, cuscuz e feijão verde, mas podendo ser encontrada em feijão e petiscos em outras regiões do Brasil por causa de seu sabor marcante e incrível versatilidade.
- Cuscuz: É um preparo que se assemelha a um bolo feito com fubá de milho, água e sal, cozido no vapor. Como todo prato típico brasileiro, o cuscuz se reinventa a cada dia e pode ser servido de infindáveis maneiras diferentes a depender de onde você estiver.
- Bolo de Rolo: O bolo de rolo é uma receita típica de Pernambuco, é um bolo de massa bem fininha que é enrolado e recheado com um cremoso creme de goiabada ou doce de leite. Este bolo é irresistível!
Surpreenda-se com os sabores do nordeste!
Do Norte ao Sul do Brasil você vai encontrar comida fresca e de muita qualidade, mas tem lugares como o nordeste onde a comida é muito mais do que apenas alimentação, mas sim história, cultura e riqueza. Por isso que a gastronomia nordestina se tornou um ícone do nosso país, sendo conhecida internacionalmente e considerada uma das mais marcantes por muitos povos e gerações.
Viaje com conforto e sabor pela Rota Transportes e embarque em uma deliciosa aventura gastronômica pelas melhores culinárias do Nordeste.
Average Rating