Elisabete Machado
Elisabete Machado
23 Jun, 2017 - 12:00
Rotina administrativa

Conheça as tarefas básicas de uma rotina administrativa

Elisabete Machado

A rotina administrativa é fundamental para todos os departamentos de uma empresa, entenda como funciona esse processo dentro de uma companhia.

O artigo continua após o anúncio

Para o bom funcionamento de uma empresa são necessárias algumas atividades diárias. A rotina administrativa é fundamental para que todos os cargos e funções estejam em sincronia. Essa rotina auxilia nas funções comerciais, técnicas, contábeis e administrativas, além de dar suporte a todos os departamentos de uma companhia.

O que é rotina administrativa

A rotina administrativa é todo o procedimento que acontece em uma empresa. Trata-se de todas as entradas, procedimentos e resultados de uma companhia. São os conjuntos de atividades executada por profissionais, que podem ser administradores ou gerentes.

Entre as atribuições estão às responsabilidades de planejamento, direção, controle, supervisão e outras atividades, as quais que exigem que os profissionais tenham conhecimento e experiências para executá-las.

Principais tarefas

As principais tarefas realizadas na rotina administrativa podem ser diárias, semanais ou mensais:

Controle de entrada

O controle de entradas monitora toda a movimentação de uma empresa. Ele precisa ser registrado e conferido, normalmente são feitos por meio de notas fiscais, registros e exigências tributárias.

Contas a pagar

É um procedimento que deve ser feito diariamente e visa deixar as contas em dia, que podem ser com fornecedores, telefone, aluguel, luz e internet. O que ajuda a manter todas as contas da empresa em funcionamento, mesmo que não tenha contas para pagar diariamente, essa conferência terá que ser realizada todos os dias.

O artigo continua após o anúncio

Conciliação bancária

Conferência bancária serve para ver se não existe algum erro no extrato bancário da empresa, se há problemas no saldo ou controle interno, o que pode acontecer, por exemplo, com pagamentos.

Fluxo de caixa

Cuida de todas as entradas e saídas de capital da empresa. A partir daí, ela também poderá pensar em investimentos futuros, para saber de todas as projeções da companhia.

Como administrar uma empresa sem experiência prévia

Revisão do estoque

Essa é uma das rotinas semanais que visa controlar o estoque e checar o número de produtos. Se houve algum erro, ele identifica o problema. Com isso o funcionário também poderá analisar produtos que estão acumulando no estoque.

Cobranças

O artigo continua após o anúncio

Outro procedimento semanal, a cobrança de clientes inadimplentes é um grande desafio, pois para cada tipo de devedor será utilizada uma abordagem diferente. A negociação deverá ser feita sempre de uma maneira amena e simpática.

Folha de pagamento

Dentro das rotinas mensais, o pagamento de salários é a principal despesa da companhia. Muitas empresas utilizam o serviço de um contador para facilitar o trabalho, pois deverão ser calculados eventuais horas extras, rescisões e outros encargos.

 Encontre a melhor solução de conta bancária para o seu negócio. Veja aqui!

Compartilhar Twittar Pin Email WhatsApp