5 questões para pensar antes de começar um relacionamento no trabalho

Este é um assunto polêmico que já levou algumas empresas a proibirem o relacionamento no trabalho. Confira, ainda, dicas de como se portar e o que não fazer.

Nunca sabemos onde vamos encontrar um grande amor. Uma relação pode começar na academia, na fila do cinema, no curso de artesanato e porque não no trabalho? Passamos oito horas por dia lá, conhecemos pessoas e nos e podemos sim nos apaixonar. Ter um relacionamento no trabalho muitas vezes é inevitável, mas vale a pena ressaltar alguns pontos sobre a questão.

 Antes de começar um relacionamento no trabalho

Antes de começar um relacionamento com uma pessoa do trabalho, há alguns fatores que devem ser levados em consideração. Vamos ressaltar cinco deles:

1. Se a pessoa em questão for seu chefe direto, você terá problemas caso venha a ser promovido. Embora não seja certo, há muitas fofocas em um ambiente de trabalho, e abrirá dúvidas sobre sua competência de fato ou se você foi promovido por causa do seu relacionamento.

2. Outro ponto, você terá que pensar que vai passar o seu dia todo perto do seu namorado. Existem pessoas que não se importam com isso, mas é sempre bom refletir, por a relação pode se tornar desgastante.

3. Você está preparado para as consequências, mesmo que elas não sejam favoráveis? Alguns relacionamentos podem dar origem a um casamento, mas e quando isso não acontece e o namoro acabar? Tem que estar preparado para olhar para a pessoa e seguir em frente, mesmo tendo que conviver com ela todos os dias.

4. Ás vezes nós amamos tanto outra pessoa que não conseguimos disfarçar esse sentimento. Você deve levar em consideração que quando tem um relacionamento no trabalho, terá que ser discreto o tempo todo. Vale a pena pensar se isso não será um problema.

5. Você está preparado para falar da sua vida pessoal para o setor de Recursos Humanos? É fundamental ser transparente nesse momento. Se você começar um relacionamento no trabalho, até para que não haja problemas futuros, é importante essa conversa.

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 A empresa pode proibir?

Por lei a empresa não pode proibir o relacionamento amoro entre funcionários, mas para que não interfira no bom andamento do trabalho, a companhia pode impor algumas regras, como não deixar os casais utilizarem os veículos de comunicação da empresa para trocarem mensagens particulares.

Para que não haja nenhum tipo de favoritismo no caso do relacionamento ser entre um cargo superior e seu subordinado, a empresa pode até solicitar a mudança de área do funcionário.

A empresa também pode solicitar que não haja demonstrações de afeto no ambiente de trabalho. Nesse caso, isso é favorável tanto para funcionário quando para o empregador.

Roupa suja se lava em casa, por isso é fundamental não ficar discutindo a relação no ambiente de trabalho. Será uma situação constrangedora para você e para os colegas de trabalho.

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