Rebitadeira pneumática ou manual: conheça as diferenças
Quem é do meio industrial provavelmente já ouviu falar de rebitadeira, não é mesmo? Bom, existem inúmeras maneiras de fixar uma chapa ou estrutura qualquer, como por colas, pregos e parafusos.
No entanto, uma das melhores opções é com o equipamento, utilizado até em construções e aeronaves. Isso porque traz vantagens do ponto de vista prático e de segurança.
No momento de comprar uma rebitadeira, é comum que surja dúvidas em relação aos seus modelos. Pneumática ou manual? Qual é melhor e quais as diferenças? Acompanhe a leitura e entenda!
Afinal, o que é uma rebitadeira?
Primeiramente, antes de conhecer as diferenças entre os modelos, é interessante saber o que são as rebitadeiras. Trata-se de uma ferramenta usada para prender rebites de modo a unir peças metálicas. Os rebites, por sua vez, são fixadores mecânicos semipermanentes. Antes de aplicados, apresentam um cilindro com cabeça em uma das extremidades, parecendo um prego ou pino.
Uma rebitadeira é formada, comumente, pelo regulador, pistão, gatilho e válvula borboleta. No mercado, há diversos tamanhos, ponteiras e tipos, como a rebitadeira manual e a rebitadeira pneumática, que vamos explicar a seguir.
Rebitadeira manual
Os equipamentos manuais proporcionam mais facilidade quando falamos de aplicações simples e de menor demanda. A sua principal característica é o uso da força manual, ainda são produtos inovadores e praticamente dispensam esforço por parte do trabalhador. É um modelo robusto e compacto, que pode ser empregado tanto em rebite de repuxo como em rebite com rosca interna.
Rebitadeira pneumática
Já a rebitadeira pneumática é aquela que usa a energia gerada pelo ar comprimido, dispensando, assim, o uso da energia elétrica. Nesse caso, o processo de junção de peças é feito com mais precisão e mais segurança, visto que evita acidentes elétricos.
Além disso, a rebitagem com essa ferramenta se torna rápida e exige ainda menos esforço quando comparamos com o procedimento realizado por rebitadeira manual. Por isso, a pneumática costuma ser empregada em inúmeros setores, como indústria civil, metalúrgica e automobilística.
Acontece que existem, ainda, mais tipos de rebitadeiras. A rebitadeira hidropneumática (ou industrial), por exemplo, é considerada basilar para profissionais como engenheiros e operários de construção e reforma, pois dá alta resistência. Tem, também, a rebitadeira a bateria.
Deu para entender? Lembre-se sempre de comprar produtos de fixação industrial em lojas reconhecidas no ramo, garantindo a qualidade dos itens e da aplicação.
Average Rating