Quer ter um dia produtivo? Faça essas 4 coisas antes de dormir

Com planejamento e autorreflexão na noite anterior é possível aumentar a sua motivação e produtividade para o dia seguinte. Veja como.

Já pensou em quanto o seu bem-estar interfere na sua produtividade diária? E caso já se tenha perguntado em como mudar essa rotina de altos e baixos, é melhor começar a se preparar logo no dia anterior para os contratempos e objetivos que terá de enfrentar durante o dia e a semana que estão prestes a começar.

Seja o início de um novo dia ou uma semana inteira, ambos necessitam de um plano ou agenda para amenizar sintomas como a ansiedade ou o mal-estar diante da imprevisibilidade e a desorganização dos compromissos.

Portanto, ter noites anteriores bem planejadas e boas noites de sono podem tornar seu dia seguinte mais tranquilo e, certamente, mais produtivo. Conheça alguns hábitos para auxilia-lo a conquistar o autoconhecimento, o planejamento e a motivação para realizar suas tarefas diárias.

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1. Reflita

Papel, caneta e uma boa dose de reflexão são fundamentais para programar o dia seguinte com base naquilo que deixou de ser feito e o que precisa ser iniciado. Repasse toda a sua lista de tarefas, tomando nota de tudo o que ficou inacabado. Em seguida, pergunte-se: o que deu errado?

Dependendo do motivo, vale que você reestruture a sua agenda e estabeleça um novo prazo para essa tarefa. Em geral, a remodelação de datas costuma tirar a sensação de atraso e motiva a concretizar seus compromissos de fato.

2. Segmente suas tarefas

Com ganhos imediatos em produtividade, segmentar as suas tarefas diárias em categorias é a melhor maneira de direcionar a sua energia em um só bloco e realiza-las todas rapidamente. Uma dica é dividi-las por temas como “Questões Pessoais”, “Finanças” “Projeto X”, entre outros.

Essa técnica também pode te ajudar a reduzir os níveis de ansiedade, pois visualmente olhar para um conjunto de tarefas todo misturado em diversos tópicos parece muito mais desesperador que vê-los blocados em grupos condizentes.

3. Tente adiantar algo

Não, não estamos falando de trabalho. Aqui, adiantar quer dizer tornar o dia seguinte mais simples, menos estressante para conseguir sair de casa no horário e passar um dia mais leve no trabalho.

Alguns exemplos do que você pode adiantar na noite anterior é separar a roupa que vai usar, colocar tudo o que vai utilizar já dentro da bolsa, dentre outros.

Se a sua semana está abarrotada de tarefas, tudo o que você puder fazer com antecipação te dará mais liberdade, pois será uma coisa a menos que terá de pensar.

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4. Pense, mas não deixe de relaxar

Principalmente aos domingos, onde o final do dia é sinônimo de uma inexplicável tristeza para muitas pessoas, tire um tempo para refletir e relaxar; não vale a pena tentar ser produtivo neste dia. Pense sobre seus objetivos, diários ou a longo prazo, e qual a melhor forma de realiza-los.

Antes de dormir, pegue um livro para ler, medite, beba um chá ou encontre outra forma de se conectar consigo mesmo – ficar longe das redes sociais também é um processo muito importante para a autorreflexão.

Em seus últimos instantes acordado, procure ficar ao menos 15 minutos em silêncio, prestando atenção somente em sua respiração, e aproveitando o alívio que essa prática pode lhe proporcionar. Feito isso, deite-se cedo para que tenha uma boa noite de sono.

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