Quatro sinais de que você pode ser demitido

É preciso avaliar a situação com cuidado e ver se realmente são de fato os quatro sinais de que você pode ser demitido

O número recorde de desempregados registrados em 2016 no Brasil chegou a 12,1 milhões em novembro, uma taxa de 11,9%. E segundo analistas vai piorar. A estimativa é que em 2017 pelo um milhão de pessoas podem ficar sem emprego no país. Mas a coisa não acontece da noite para o dia. É possível evitar. Quais são quatro sinais de que você pode ser demitido?

Antes de tudo, é preciso dizer que, caso perceba os quatro sinais, não significa a desgraça iminente. Não se desespere. É preciso avaliar a situação com cuidado e ver se realmente são de fato os quatro sinais de que você pode ser demitido.

Então, como você determinar se o seu trabalho pode estar em perigo, ou se você está sendo um pouco paranoico?

Fique de olho nos quatro sinais de que você pode ser demitido (ou está só um pouco paranoico)

  1. Seu chefe começa a colocar tudo por escrito

Sim. As coisas começaram a ficar um pouco diferentes. Antes era tudo mais informal, agora seu chefe começou a hiper-documentar tudo, mandar emails com críticas que poderiam ser feitas pessoalmente.

Poucas coisas gritam mais que "estou criando um caso para o RH" do que o súbito registro por e-mail ou escrito aceleração da documentação de e-mail. Se você está passando por isso, tente assegurar que suas mensagens mostrem o profissional que você é. (Isto é extremamente importante se você acha que seu chefe está errado.). Ah, também pode considerar a renovação de seu currículo o mais rápido possível.

  1. Você foi removido de (ou ficou de fora) projetos

Um dia você é a pessoa-chave em um projeto e, de repente, você é redistribuído ou substituído com uma explicação pouco razoável. Ou, pior, dão uma explicação direta de que você não está cortando.

Quando um empregador começa a redistribuir seu trabalho para outras pessoas, sem dar-lhe uma explicação clara e compreensível, isso pode muito bem ser um sinal de que o departamento está se preparando para a sua partida.

Considere perguntar (de forma positiva, construtiva) detalhes porque está sendo removido sem explicação de tarefas que você normalmente estaria envolvido.

  1. Você é colocado em um plano de melhoria de desempenho

Geralmente não é uma coisa legal se você for colocado em um plano de melhoria de desempenho. Na maioria das organizações, isso significa que você está ficando aquém do ponto em que seu chefe sente que a situação pode ser revertida facilmente.

Nem sempre é fácil saber a diferença entre "nós realmente queremos vê-lo fazer isso" e "nós esperamos que você fique frustrado e desmoralizado até pedir para sair". No entanto, é sempre bom se preparar.

  1. As pessoas começam a agir de forma silenciosa ou estranha ao seu redor

Se os colegas de trabalho, superiores ou clientes estiverem de repente agindo um pouco estranho, talvez não seja "apenas você". Poderia ser que eles têm conhecimento do que pode vir por aí.

Sinais de que você pode estar paranoico

Antes de sair por aí se desesperando com os quatro sinais de que você pode ser demitido, é bom refletir um pouco. Será que você está desempenhando bem seu trabalho? Será que você não está simplesmente vendo coisas demais? Será que não são procedimentos normais?

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...