Elisabete Machado
Elisabete Machado
27 Apr, 2017 - 08:39
quantas vezes posso fazer o enem

Quantas vezes posso fazer o Enem?

Elisabete Machado

Saiba quantas vezes você pode fazer a prova do Enem e veja outras formas de entrar na faculdade para quem não quer prestar o exame.

O artigo continua após o anúncio

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo Enem, é possível fazer a prova quantas vezes quiser, mesmo que o estudante já seja bolsista do ProUni.

Essa é uma boa notícia para as pessoas que não foram bem em uma prova e desejam realizar um novo teste. Existem algumas universidades que aceitam a nota mais vantajosa para o aluno.

Aproveite a melhor nota do Enem

Algumas faculdades dão ao aluno o direito de optar pela melhor pontuação do Enem, já que nada garante que a próxima nota vai ser melhor. Por exemplo, na Unicamp, o Enem compõe até 20% da nota da 1ª fase do vestibular, e o aluno pode usar o Enem do ano da prova, o do ano anterior ou ainda pode fazer composição das duas notas.

Já no vestibular da Fuvest é contabilizada a melhor nota ano vigente do Enem ou a do ano anterior; a escolha deve ser feita no momento da inscrição do vestibular.

Dicas para fazer uma boa redação no ENEM

A nota do Enem é acumulativa?

Não é possível acumular os pontos de provas do Enem de anos diferentes. Mesmo podendo realizar a prova do Enem quantas vezes desejar, o candidato não pode somar as notas obtidas a cada ano para participar dos processos seletivos.

O que vai contar é a média de pontos que o aluno obteve em uma mesma edição do Enem. Por exemplo, o Enem é formado por cinco provas, sendo uma redação e quatro provas objetivas em diferentes áreas do conhecimento.

Para cada uma das cinco provas do Enem é atribuída uma nota. O candidato será selecionado para uma vaga por meio da média destes pontos.

O artigo continua após o anúncio

Universidades portuguesas que aceitam nota do ENEM

E se eu não fizer o Enem, posso fazer faculdade?

Para quem não fez o Enem existem outras formas de ingressar na faculdade, veja como:

Prova para o vestibular

Muitas instituições realizam as suas provas para selecionar o candidato no final ou no começo do ano, sem que o aluno precise fazer a prova do Enem.

Programas de avaliação seriada ou continuada

Nesta modalidade de seleção, o estudante é avaliado em diferentes momentos durante a sua formação no Ensino Médio. É realizada uma prova a cada ano, e ao fim do ensino médio é feita uma média das três notas. As vagas são distribuídas de acordo com a classificação dos candidatos.

Histórico escolar

Algumas universidades permitem o ingresso dos candidatos via análise do histórico escolar do Ensino Médio. Elas classificam os candidatos por meio das notas do Ensino Médio e do currículo profissional.

O artigo continua após o anúncio

Os métodos mais eficazes para se preparar para o ENEM

Prova agendada

Existem faculdades privadas que oferecem aos candidatos a opção de marcar um dia e horário para fazerem as provas. É um processo seletivo que acontece ao longo do período de inscrições para as matriculas.

É mais cômodo, uma vez que e o aluno não puder fazer a prova no dia agendado, pode remarcar e realizar no dia mais conveniente.

Entrevista

Essa forma de ingresso é geralmente associada a alguma outra forma de avaliação, que pode ser até uma redação e/ou a avaliação do histórico escolar do candidato.

Compartilhar Twittar Pin Email WhatsApp