Elisabete Machado
Elisabete Machado
17 abr, 2017 - 16:39
Pronatec 2017

Pronatec 2017: cursos técnicos gratuitos reconhecidos pelo MEC

Elisabete Machado

Saiba como se inscrever para uma das vagas em cursos técnicos gratuitos do MEC disponibilizados pelo programa Pronatec 2017.

O artigo continua após o anúncio

Criado em 2011, o Pronatec é um programa que pretente expandir e democratizar o acesso à educação profissional e tecnológica, através de cursos presenciais e à distância. O objetivo, além de oferecer qualificação profissional, é favorecer o desenvolvimento das empresas, gerando empregos e aumentar a quantidade de recursos pedagógicos. Conheça os cursos técnicos gratuitos Pronatec 2017 e saiba como participar.

Veja quais são os cursos técnicos que dão dinheiro rápido

O que é Pronatec

Visando ampliar as oportunidades educacionais em todo o país, o Pronatec 2017 oferece gratuidade nos serviços de aprendizagem. As instituições particulares que trabalham com ensino profissionalizante podem participar do Pronatec, desde que façam o cadastro no site oficial do programa e reservam vagas gratuitas para cursos técnicos

O Pronatec busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda. Até este ano, o programa já realizou mais de 9,4 milhões de matrículas, entre cursos técnicos e de qualificação profissional, em mais de 4.300 municípios.

Como funciona

O programa funciona como um estímulo para as instituições de ensino profissionalizante, tanto públicas como particulares. As vagas gratuitas do Pronatec só são ofertadas graças às parcerias estabelecidas em todo o país, principalmente com Senai, Senar, Senac, Senat e a rede federal.

Os participantes do Pronatec podem fazer um curso profissionalizante sem nenhum custo. Em alguns casos, o programa também contribui com outros benefícios, como material didático, lanche e vale-transporte.

Saiba onde fazer cursos técnicos gratuitos

Pronatec 2017: Quem pode se candidatar

O Pronatec atende todos os brasileiros, mas dá preferência à população de baixa renda ao fazer a distribuição de vagas. Os beneficiários do programa normalmente são estudantes do 2º ou 3º ano do Ensino Médio da rede pública e possuem Cadastro Único. Os reincidentes no seguro-desemprego pela terceira vez em 10 anos também possuem preferência na distribuição de vagas.

O artigo continua após o anúncio

No site oficial do programa Pronatec 2017 é possível acessar uma página exclusiva para inscrição online. O candidato precisa efetuar uma pesquisa para encontrar o curso do seu interesse. É necessário preencher as informações solicitadas, como estado, cidade, escolaridade e instituição.

Veja também os cursos do SISUTEC 2017

Cursos Pronatec 2017

No catálogo de cursos oferecidos pelo Pronatec 2017 existem os cursos técnicos integrados, voltados para Jovens e Adultos que pretendem começar o Ensino Médio já em articulação com o ensino técnico.

Os cursos técnicos subsequentes são voltados para alunos que já concluíram o Ensino Médio. No Pronatec, esses cursos são ofertados por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SISUTEC). O acesso se dá por meio da nota do ENEM.

Listamos alguns cursos oferecidos pelo Pronatec 2017. Os demais podem ser conferidos neste link.

Cuidador de Idosos

  • Escolaridade: Ensino Fundamental II (6º a 9º) – Completo

O curso pretende contribui para a autonomia e melhoria de qualidade de vida do idoso. Zela pela integridade física do mesmo e ensina os cuidados com a higiene, conforto e alimentação.

Desenhista de construção Civil

O artigo continua após o anúncio
  • Escolaridade: Ensino Fundamental II (6º a 9º) – Completo

Aqui o estudante vai aprender a representar graficamente desenhos de arquitetura e engenharia civil; analisar solicitações de desenhos; interpretar documentos de apoio (plantas, projetos, catálogos, croquis e normas); observar características técnicas de desenhos; esboçar desenhos e definir formatos e escalas, sistemas de representação e prioridades de desenhos.

Cozinheiro

  • Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) – Completo

Nesse curso, o profissional irá aprender a realizar a mise en place (organização) das produções gastronômicas.

Além de executa cortes, preparar, montar e finalizar produções e organizar o estoque e a cozinha, o aluno também vai manipular os alimentos e zelar pelas condições de segurança no local de trabalho.

Veja quais são os cursos técnicos que dão dinheiro rápido

Pronatec Senac e Senai

O acordo de gratuidade tembém se aplica às instituições do SENAI e do SENAC, que separam parte da sua cota de vagas de cursos técnicos e de qualificação profissional para pessoas que se inscreverem por meio do Pronatec 2017. Vagas gratuitas são destinadas a pessoas de baixa renda, com prioridade para estudantes e trabalhadores.

Ambas as instituições oferecem cursos gratuitos, além das vagas do Pronatec 2017. Veja quais são as opções no Senac e no Senai.