Como funciona o programa de milhas de cartão de crédito

O programa de milhas é uma boa alternativa para quem sabe usar o cartão de crédito sem descontrolar o orçamento. Entenda como funciona e saiba como se beneficiar.

Com a crise financeira e a expansão do uso de cartão de crédito, a adesão ao programa de milhas acabou aumentando. Hoje, milhares de brasileiros usam os seus cartões de crédito para as compras e gastos mensais.

Uma das vantagens da utilização do cartão de crédito, é o acumulo de pontos para trocar por milhas de passagens aéreas e economizar na hora de viajar. Também é possível utilizar para obter descontos em produtos ou serviços.

Entenda como funciona o programa de milhas

Apesar de não apresentar muitos casos de fraudes, reclamações e queixas no Procon, é preciso entender como funciona o programa de pontos para fazer uso da forma mais vantajosa possível e evitar problemas.

O programa de pontos troca os valores em compras com o cartão de crédito por pontos, que por sua vez podem ser trocados por milhagens em passagens aéreas ou descontos em produtos de redes parceiras. Para as redes de cartão de crédito, o programa é um estímulo para que os consumidores paguem suas compras e até as contas com o cartão de crédito. E se você souber se organizar, e conhecer bem o funcionamento do programa de pontos pode tirar vantagens para o seu orçamento doméstico.

Mas não são apenas as redes de cartão de crédito que adotaram o programa de pontos. Na verdade, a ideia veio das próprias companhias aéreas, justamente para fidelizar os clientes.

6 Dicas para ter vantagens com o programa de milhas

1. Entenda como funciona o programa de milhas do seu cartão de crédito, tendo em vista que cada rede de cartão de crédito tem suas regras para acumular e resgatar pontos. Informe-se sobre como funciona, com quanto tempo de antecedência você deve pedir o resgate, veja se há restrições em relação aos trechos ou dias para o uso das milhas, etc.

2. Para acumular milhas, compre e pague as contas com cartão de crédito. Mas tenha muito cuidado. Entenda isto como uma operação financeira e não se descontrole pagando contas e comprando com o cartão de crédito, ao mesmo tempo em que usa o dinheiro que deveria pagar a fatura. É preciso ter bastante disciplina financeira para não estourar o orçamento doméstico.
Tenha em mente que você deve usar o cartão de crédito para gastar exatamente aquilo que já gastaria, mas com outras formas de pagamento.

3. Procure usar sempre o mesmo cartão de crédito, pagando as contas e fazendo compras para  acumular todos os pontos no mesmo. Assim é também mais fácil controlar o orçamento doméstico.

4. Atenção! O prazo para o uso dos pontos a serem trocados no programa de milhas vence. Por isso, se planeja fazer uma viagem e ainda faltam alguns pontos para alcançar a milhagem desejada, você pode "pegar emprestadas" milhas de outras pessoas ou até comprar milhas. É possível transferir pontos de uma pessoa para outra, mas paga-se uma taxa para isso.

5. Comece a juntar milhas já com uma viagem planejada e marque-a com antecedência, gerencie e o uso do cartão de crédito sem prejudicar o orçamento doméstico.

6. Em hipótese alguma faça gastos desnecessários para acumular mais pontos. Se for fazer uma compra parcelada de valor alto e escolher usar o cartão de crédito para adquirir mais milhas, avalie se o valor a ser pago de juros não serão mais altos do que aquilo que você precisaria pagar para completar o valor das passagens.

7. Procure os cartões que tenham mais benefícios, como cartões de companhias aéreas, que costumam converter milhas mais rapidamente. Só tenha cuidado com o valor da anuidade, se for muito alta, pode não compensar.
 

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...