Empresas procuram profissionais com mais de 50 anos de idade

Cada vez mais o mercado de trabalho enxerga o potencial dos profissionais com mais de 50 anos, que já foram considerados obsoletos.

Há alguns anos atrás a chegada dos 50 anos representava grandes mudanças na vida do profissional, que já começava a pensar na aposentadoria e desacelerar sua rotina. Hoje, porém, as oportunidades de trabalho para profissionais com mais de 50 anos mostram que eles ainda têm muito a oferecer para o mercado, que busca profissionais mais velhos exatamente pela experiência e conhecimento que não encontram nos mais

jovens.

No filme “Um Senhor Estagiário” o ator Robert De Niro representa um profissional com 70 anos de idade que volta ao mercado de trabalho para fazer parte de uma startup. Na vida real, muitas companhias da vida real têm buscado nos mais vividos exatamente a experiência que ainda não encontram nas gerações mais novas.

Dentro de uma empresa, gerações diferentes trabalhando em conjunto permitem diferentes visões e modos de encarar as tarefas diárias. Enquanto os jovens profissionais chegam com a teoria os mais velhos tem a prática, e somar essas características traz uma perspectiva completamente inovadora. O frescor das ideias dos mais jovens somado à solidez e experiência dos mais velhos se tornam um diferencial para a empresa.

Oportunidades para profissionais com mais de 50 anos

O mercado está mais flexível com os profissionais mais experientes. Há vinte anos atrás uma pessoa desempregada com 52 anos tinha chances mínimas de conseguir uma recolocação profissional, algo injusto para quem contribuiu por tantos anos com sua força de trabalho.

Muita coisa mudou de lá para cá. Pessoas de 50 anos hoje são completamente ativas e querem se manter em movimento, deixando a aposentadoria para segundo plano. A expectativa de vida do brasileiro subiu para 75,5 anos e a qualidade de vida vem melhorando ano após ano, e o mercado precisou se adaptar para atender esse público.

Um exemplo é a Gol, que em junho desse ano lançou a campanha “Experiência na Bagagem”, com o objetivo de incentivar a contratação de profissionais com mais de 50 anos. Jean Carlo Nogueira, diretor de RH da empresa, declarou na época que os funcionários mais velhos reúnem qualidades muito importantes para o atendimento ao público, como sensibilidade, atenção, responsabilidade e compromisso.

Não há idade máxima para se candidatar e as vagas para profissionais com mais de 50 anos podem ser acessadas nesse site. As oportunidades são tanto na modalidade presencial quanto home based, e a empresa busca com isso promover um equilíbrio entre jovialidade e maturidade no seu quadro de funcionários.

O site Maturi Jobs foi criado pelo empreendedor Mórris Litvak pensando no público entre 50 e 60 anos, que foi atingido pela crise financeira e não consegue nem arrumar emprego e nem se aposentar. A plataforma reúne vagas de emprego para profissionais com mais de 50 anos e busca oferecer oportunidade para que
continuem ativos e compartilhando suas experiências.

Entre as mais de 500 organizações que já publicaram vagas no Maturi Jobs estão Folha de São Paulo, Hospital Samaritano de São Paulo, Telefônica, Sebrae, Carrefour e Philips. As vantagens de contratar esses profissionais, segundo o site, são:

  • Funcionários com mais equilíbrio emocional
  • Maior capacidade de resolver problemas e aplicar conhecimento útil para a empresa
  • Elaboração de diagnósticos mais precisos e com mais qualidade
  • Maios organizados e mais confiáveis que os profissionais mais jovens

Muito além de buscar a recolocação no mercado de trabalho para essas pessoas, o site também é movido pelo social e quer quebrar a ideia de que os mais velhos são obsoletos, mostrando que eles possuem sabedoria e
experiência típicas de uma longa história de vida. Litvak cita que sua avó trabalhou até os 80 anos, quando foi forçada a parar devido a problemas de saúde, e a saúde física e mental declinaram rapidamente a partir desse
momento.

Há vagas para consultoria, economia compartilhada, estágio, meio período, integral, temporário, horário flexível e voluntariado em diversas áreas, que podem ser selecionadas na barra de rolagem. O site também disponibiliza artigos e cursos de qualificação para quem deseja se manter atualizado.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...