10 dicas para arrasar no primeiro emprego

Depois de superar os outros candidatos na entrevista e conquistar primeiro emprego, confira estas dicas para otimizar ao máximo esta oportunidade

Conquistar o primeiro emprego é motivo de orgulho para qualquer jovem. E não é para menos. O número de vagas aumenta a cada ano. Entretanto, fixar um lugar ao sol no mercado de trabalho exige dedicação, disciplina e disponibilidade.

Sair do ensino técnico ou da universidade pode deixar muita gente insegura. Afinal, o que há lá fora? Como lidar com as pressões? Estarei realmente preparado para responder às demandas do primeiro emprego?

O primeiro passo é manter-se calmo e confiante. Ultrapassar com êxito a entrevista, mesmo sem experiência profissional, é o primeiro sinal de que há quem acredite no seu potencial. Agora, é a hora de investir nessa oportunidade. Confira abaixo como.

10 dicas para arrasar no primeiro emprego

1. Pontualidade sempre!

Esqueça os atrasos. Programe-se para chegar sempre na hora ou até mesmo antes. O chefe repara e muito no seu senso de responsabilidade.

2. A socialização é muito importante

Cumprimente os seus colegas de trabalho, converse nos momentos que forem adequados. Não precisa fazer piadinhas e forçar intimidade, mas seja cordial. Conta pontos.

3. Mostre-se disponível para aprender

O primeiro emprego não é mais um estágio, isso é verdade, mas aprender faz parte do processo. Esteja atento, ouça, dedique-se.

4. Se tiver dúvida, pergunte

Ninguém nasce sabendo de tudo e o Google também não tem todas as respostas (Acredite!). Perguntar demonstra a sua disponibilidade.

5. Vista-se de acordo

Cada local de trabalho tem a sua própria etiqueta. Você, como bom “forasteiro” deve tentar encaixar-se. E isso não quer dizer usar só blazer ou terno e gravata bem alinhados. Preste atenção e “sinta o clima” do local.

6. Faça contatos

Você estará conhecendo pessoas novas. Algumas delas, você dificilmente encontraria fora do ambiente profissional. Aumente e potencialize a sua rede. Networking é a palavra de ordem desta geração em todas as profissões.

7. Seja proativo

Não espere sentado que alguém venha sempre dizer quais as suas funções daquele dia. Lembre-se que o seu primeiro emprego não é mais a universidade. Pergunte o que há para fazer, qual o próximo passo, como pode ajudar.

8. Aprimore o seu comportamento profissional

O seu primeiro emprego é a estreia no mercado de trabalho. Como tal, apesar dos percalços, espera-se que ela corra da melhor maneira possível. A sua postura é fundamental para isso. Você pode estar começando agora, mas mostre que á capaz de encarar a carreira com maturidade e o profissionalismo que ela precisa.

9. Cuidado com as redes sociais

Não espere que em pleno 2015 o seu chefe viva em um mundo à parte e desconheça a sua existência online. Pode não tê-lo adicionado no seu perfil do Facebook, mas saiba que não é impossível ele descobrir que você andou postando impropérios sobre o trabalho ou divulgando detalhes privados da empresa.

10. Pense no futuro

O primeiro emprego não será o único nem o último, pense assim. As suas ações têm reflexos, geram reações. O seu empenho é valorizado e tudo o que você pode aprender com a oportunidade não será em vão, acredite. Tenha em mente que amanhã o chefe por ser você.

?

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...