Fatores que influenciam no preço do seguro auto

O valor do seguro varia de acordo com a seguradora, o perfil do veículo e do motorista. Veja os principais fatores que influenciam no preço do seguro auto.

O valor de uma apólice de seguro de veículos varia muito de seguradora para seguradora, mas também interferem no preço os perfis do veículo e do cliente segurado. Veja quais são os principais fatores que influenciam no preço do seguro auto.

7 fatores que influenciam no preço do seguro auto

Há aspectos no perfil do segurado que podem aumentar substancialmente o valor anual pago no seguro do carro ou moto. Entenda porque o mesmo carro, pode ter valores de seguro tão diferentes. 

1. Perfil do segurado

O perfil do segurado é um fator chave de influência no preço do seguro auto. O valor pode variar bastante de acordo com a faixa etária, sexo, estado civil, cidade, endereço, histórico do motorista, tipo de uso do carro, etc. 

Os motoristas com idade acima de 25 anos pagam um preço de seguro menor do que quem se encaixa na faixa etária de 18 a 25 anos, pois o índice de acidentes (sinistralidade) é alto entre os jovens, o que pode ser creditado à inexperiência e imprudência no trânsito.

Há seguradoras que costumam conceder descontos para os motoristas com mais de dez anos de habilitação. No entanto, o tempo de habilitação pesa menos que a idade do segurado. Assim, um motorista mais velho e com pouco tempo de carteira vai pagar um valor mais em conta no seguro do que alguém menor de 25 anos.

2. Perfil do carro

Algumas marcas e modelos de carros são mais visados pelos ladrões, por isso correm mais riscos de serem furtados ou roubados. No geral, os modelos mais visados são os carros populares, que apesar de terem um valor de mercado mais baixo, possuem seguro auto mais caro. Outros modelos que tornam o seguro auto mais caro são aqueles que possuem uma manutenção ou peças de reposição muito caras.

O ano de fabricação do carro também é outro fator que influencia no preço do seguro auto. Quanto mais antigo, mais caro é o seguro. Em alguns casos, dependendo do ano de fabricação, muitas seguradoras podem até mesmo se recusar a fazer o seguro. Os veículos novos também acabam tendo o preço do seguro auto mais elevado, pois no caso de perda total a indenização será mais alta.

Franquia normal ou reduzida? Saiba a diferença

3. Cidade

A cidade e bairro também pesam na equação para calcular o preço do seguro auto. Isto porque há cidades em que o trânsito é mais violento, e há mais índices de acidentes, ou regiões que são mais perigosas, e deixam os carros mais expostos a roubos ou furtos.

4. Itens de segurança

Se o carro tiver itens de segurança, como alarme, rastreador, ou se for blindado acaba por ter um desconto no valor do seguro auto. Da mesma forma, se o carro ficar guardado numa garagem, tanto na residência quanto no trabalho, o seguro auto acaba por ser mais barato.

5. Tipo de cobertura

O tipo de cobertura é também um dos fatores que mais influenciam no preço do seguro auto. Quanto mais coberturas adicionais, mais caro fica o seguro. Conheça os diferentes tipos de coberturas de seguro auto.

6. Tipo de franquia

O segurado também pode escolher o tipo de franquia, se optar por exemplo por uma franquia ampliada, terá o valor do seguro mais baixo do que a franquia básica. Já se optar por uma franquia isenta, terá um seguro auto significativamente mais caro. Conheça os diferentes tipos de franquias de seguro auto.

7. O uso do veículo

Se você é o tipo de motorista que utiliza meios alternativos para se locomover durante a semana e só usa o carro nos finais de semana, saiba que o preço do seguro auto será mais barato do que aquelas que usam o automóvel para ir e voltar do trabalho todos os dias.

Caso você use o carro como uma ferramenta de trabalho como, por exemplo, para transportar mercadorias, o seguro do veículo será mais caro. Inclusive, existem seguradoras que recusam esse tipo de cliente por estar mais suscetível a acidentes e roubos, visto que circulam mais do que os veículos usados para outras funções.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...