Perdeu o prazo para declarar imposto de renda 2017? Veja o que fazer

O prazo para declarar imposto de renda 2017 foi encerrado no dia 28 de abril. O atraso tem multa mensal, então veja o que fazer se perdeu o prazo.

A Receita Federal informou que recebeu 28.524.560 declarações do Imposto de Renda 2017 dentro do prazo, que se encerrou às 23h59 do dia 28 de abril. O número foi maior que o previsto, que era de 28,3 milhões. Se você foi um dos que perdeu o prazo para declarar imposto de renda 2017, é melhor resolver logo a situação.

Desde o dia 2 de maio, a Receita já está recebendo a declaração de quem atrasou. Para isso é necessário pagar uma multa de 1% ao mês, referente ao imposto devido, ou seja: é melhor resolver a situação o quanto antes. A multa está limitada a 20%, ou o valor mínimo de R$165,74 .

Outra vantagem para quem enviou no prazo correto, sem erros e omissões, é receber a restituição mais cedo. As restituições começarão a ser pagas a partir de 16 de junho e seguem até dezembro.

4 erros comuns na declaração do Imposto de Renda

Como declarar com atraso

Quem perdeu o prazo para declarar imposto de renda 2017 e quer regularizar a situação deve baixar ou atualizar o programa gerador. Para baixar entre no site da Receita Federal e lá você encontrará a versão mais recente. Caso já tenha o programa, ao abri-lo, aparecerá uma janela exigindo a atualização.

Preencha sua declaração normalmente. Ao enviá-la, aparecerá a notificação da multa. Quem não possuir imposto devido deve emitir um documento de Arrecadação de Receitas Federais para pagar a multa. Ela não pode ser parcelada.

Para imprimir a multa você deve clicar no campo “Darf de multa por entrega em atraso”.

Diferente da multa, o imposto a pagar pode ser parcelado em até oito vezes. É preciso imprimir o Darf para pagamento da primeira parcela, e caso queira é possível colocar o restante em débito em conta.

Retificando a Declaração

Se você não perdeu o prazo para declarar imposto de renda 2017, mas precisa fazer uma retificação do que enviou, siga os seguintes passos:

  • Atualize seu programa gerador, da mesma forma que falamos anteriormente;
  • Vá na ficha de Identificação do Contribuinte e marque o campo “Declaração Retificadora”;
  • Insira o número do recibo da declaração original enviada neste ano e retifique.

É importante lembrar que na retificação não é possível alterar o modelo de declaração. Quem optou pela simplificada ou completa terá de manter a mesma opção.

Como declarar Imposto de Renda de anos anteriores

Consultando o status da declaração

Se você é organizado e entregou a declaração no prazo, já é possível acompanhar o processamento para saber se caiu na malha fina. Para verificar a situação acesse o extrato da declaração no site do eCac, dentro do atendimento virtual da Receita.

Para acessar será necessário um código, o CPF e uma senha. Esse código pode ser obtido reunindo o recibo das declarações enviadas neste ano e no ano passado. Quem não achar o recibo, deve ir a uma unidade da Receita.

É sempre vantajoso entregar a declaração em dia e, assim, evitar multas e transtornos. Sua organização financeira também deve levar em conta os prazos das obrigações financeiras. Se você perdeu o prazo para declarar imposto de renda 2017, corrija a situação e não cometa esse erro em outros anos.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...