5 sinais de que está na hora de fazer uma pós-graduação

Quer cursar uma pós-graduação e não sabe por onde começar? Nesse artigo contém informações sobre os tipos de pós-graduação e qual o momento certo para cursar.

Crescer profissionalmente depende apenas de você. O cenário econômico atual está cada vez mais acirrado e exigindo mais conhecimento dos profissionais. Optar por fazer uma pós-graduação é uma decisão certeira nesse momento. Saiba quando é o momento certo dar esse passo na sua carreira.

A pós-graduação é uma oportunidade de se posicionar no mercado

Se você já trabalha na área, investir em uma pós-graduação pode indicar promoção. Mas, se você ainda não conseguiu se posicionar no mercado, esta pode ser uma oportunidade para se destacar dos demais concorrentes.  

Competição acirrada

Cada vez mais o mercado de trabalho busca profissionais qualificados e quem não se mantem atualizado acaba perdendo grandes oportunidades, por isso, estudar uma pós-graduação se torna um grande diferencial.

Instabilidade no mercado de trabalho

A vulnerabilidade no ambiente corporativo, com a crise atual, pede profissionais que possuem uma visão ampla sobre o mercado. Fazer uma pós-graduação também ajuda o profissional nesse quesito.

Necessidades do dia a dia

Algumas necessidades no ambiente trabalho que aparecem no cotidiano muitas vezes nos mostra que precisamos nos atualizar mais, por isso é importante cursar algo que ofereça os conhecimentos que podem ser aplicados em seu dia a dia de trabalho.

Quer crescer profissionalmente

No caso de pós-graduação acadêmica, ele ajuda muito para quem quer ter um título melhor dentro desse ramo. Dar aulas para universidades ou invés de escolas normais, pode ser um grande passo profissionalmente.

Mudar de área

Algumas pessoas concluem a graduação e percebem que talvez não era bem aquilo que queria, o curso de pós-graduação pode servir também para ingressar em uma outra carreira ou outro segmento da profissão que você já atua.

Mestrado a distância vale a pena? Conheça cursos de diversas áreas

Saiba quais são os tipos de pós-graduação

A pós-graduação Latu Sensu é uma especialização voltada para profissionais, normalmente um tipo de MBA (sigla em inglês para Master Business Administration), tem uma menor carga horária e seu foco é voltado para exigências de mercado.

Os cursos de MBA geralmente são pagos, mesmo em instituições publicas. Como não é um curso voltado para atividades de ensino, no caso de mestrado e doutorado, existe essa cobrança, que varia de acordo com a universidade e o curso, mas costumam ser mais caros em locais privados.

A pós-graduação Stricto Sensu é voltada para acadêmicos, atuação de professores e pesquisadores. Além disso, tem uma maior carga horária. Abrange os cursos de mestrados (acadêmico e profissional) e doutorado.

Regulamentados pelo MEC, esse tipo de curso não é cobrado por instituições públicas. Como o curso normalmente acontece em diferentes horários, muitos alunos costumam solicitar bolsa auxilio durante o curso, a média de valores oferecidos é de R$ 2.000 e pode m ser solicitados pela CAPES e pela agência de Fomento como o CNPq.

Em contrapartida, os mestrados e doutorados oferecidos pelas instituições privadas são cobrados. Entretanto, os alunos que estão estudando em instituições particulares também podem solicitar a mesma bolsa auxílio.

Saiba como fazer uma faculdade de qualidade com baixas mensalidades!

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...