Por que você não deve fazer empréstimo com agiota

Precisa de dinheiro? Entenda como fazer empréstimo com agiota pode acarretar em perdas para toda a família, uma vez que os juros são muito elevados.

Ainda existem pessoas que recorrem a um agiota para solicitar empréstimos, normalmente aquelas que estão negativadas e não conseguem pedir dinheiro junto a uma financeira. Os agiotas geralmente fazem empréstimos sem pedir comprovação de renda ou qualquer consulta de crédito, não pedem fiador e liberam o dinheiro na hora apenas a partir de um acordo verbal, sem um contrato assinado.

As garantias solicitadas são notas promissórias, cheques assinados em branco, joias ou até mesmo automóveis e imóveis. A desvantagem do empréstimo com agiota são os juros bem altos, entre 12 e 40% ao mês, que podem comprometer a renda e orçamento da casa. 

Empréstimo com agiota: a agiotagem é crime?

A agiotagem é considerada uma prática ilegal de empréstimo, na qual é oferecido dinheiro sem burocracia em troca de juros mais altos do que os praticados pelos bancos e financeiras. Além disso, ao fazer empréstimo com agiota, a pessoa precisa comprovar uma garantia de pagamento, ou seja, caso o devedor não consiga pagar a dívida, os agiotas lançam mão de ameaças ou extorsões para conseguir o pagamento da dívida.

Tal prática é considerada crime contra a economia popular, ficando o ativo sujeito às penalidades do artigo 4º da Lei 1.521/51. Além disso, pode ainda ser também um crime contra o Sistema Financeiro Nacional, uma vez que o agiota atua no mercado financeiro sem autorização do Banco Central.

Muitas pessoas acham que fazer empréstimo com agiota pode parecer uma opção simples em casos emergenciais, mas na verdade esse tipo de transação sempre acarreta em perdas financeiras. Quem consegue pagar a dívida do empréstimo com agiota pagará muito mais do que solicitou, e caso não consiga quitar está sujeito a ter sua família extorquida, além de perder os bens que deu como garantia.

Veja também: Como fazer um empréstimo para negativado
 

Como fazer um empréstimo rápido e seguro

Para quem necessita de dinheiro, o ideal é pesquisar os melhores meios para obter este serviço com uma taxa reduzida de juros. Além disso, buscar por alternativas para o caso emergenciais, como venda de imóveis, de objetos ou até mesmo o carro, será muito melhor do que optar por empréstimo com agiota.

Para realizar um empréstimo rápido e seguro é fundamental que o mesmo seja feito em um banco ou uma instituição financeira de credibilidade. Nesses locais é possível fazem um contrato, estipulando juros compatíveis com o mercado e boas condições de pagamentos.

Tendo como base uma média das taxas de juros dos bancos do país, segundo informações do Banco Central: os bancos do governo cobram taxa de juros 2,25% ao mês. Os maiores bancos privados cobram taxa de juros 4,25% ao mês, enquanto outros bancos e financeiras cobram taxa de juros 1,77% ao mês. 

Veja também: 

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...