Heloísa von Ah
Heloísa von Ah
04 ago, 2017 - 14:48
por que devo ser contratado

Por que devo ser contratado? Veja como responder esta pergunta numa entrevista

Heloísa von Ah

Muitas vezes, basta uma resposta fora dos termos para que você perca a oportunidade. Saiba como responder “por que devo ser contratado” e outras questões.

O artigo continua após o anúncio

Por que devo ser contratado? Se não questionado pelo recrutador, você provavelmente já se perguntou se deve ser o candidato escolhido para a vaga em questão. E se conquistar essa oportunidade realmente está nos seus planos, é hora de começar a enumerar suas capacidades, a fim de convencer pelo valor do seu trabalho.

Qual é o seu sonho? O que você responderia em uma entrevista de emprego?

Por que devo ser contratado

Ao ser questionado sobre o “por que devo ser contratado”, qual seria a resposta mais adequada – e equilibrada? Antes de chegar a esse ponto da entrevista, ainda em casa, pense sobre as suas qualidades e habilidades capazes de causar certo impacto durante uma entrevista. Seja claro e conciso sobre elas.

Após definir quais as características mais importantes a serem destacadas, tire um tempo para estudar um pouco sobre a política da empresa. Entenda os objetivos da companhia e transfira suas conclusões para o que possivelmente os recrutadores gostariam de ouvir; mostre que você pensa da mesma forma que eles.

“Eu faço um pouco de tudo” é a resposta imediata para não ser contratado. Saiba se vender, não seja generalista ou dê respostas prontas. O recrutador sabe ver quando o candidato está inseguro, despreparado e não tem aquele brilho no olhar na hora de falar sobre aquilo que sabe fazer de melhor. Acredite, dizer ser esforçado ou estar em busca e um desafio diferente não é uma resposta assertiva.

Caso encontre dificuldades em exprimir suas qualidades em adjetivos, outra boa dica é exemplificar essas habilidades através de suas vivências profissionais. Justifique suas afirmações através de conquistas obtidas em empregos anteriores, ou projetos desenvolvidos por sua autoria ou colaboração.

O mais importante diante de uma pergunta como essa é não ficar em silêncio. Se você costuma ficar nervoso durante uma entrevista, siga os passos anteriores e treine ainda em casa a melhor resposta. Não é preciso decorar um texto, mas sim compreender seus valores profissionais e adapta-los aos objetivos da empresa.

Por que quer este emprego

Para sermos bem sinceros com todas as partes envolvidas: essa resposta deve ser aquela que o entrevistador quer ouvir (mais uma vez). Se você está ali só porque precisa pagar suas contas, não é isso que vai dizer, certo?

O artigo continua após o anúncio

Depois de ter respondido “por que devo ser contratado”, tente alinhar sua segunda resposta com o que a vaga está pedindo. Como exemplo, você pode dizer que quer o emprego porque esta é uma posição (ou empresa) em que acredita ter oportunidades para desempenhar um bom trabalho e crescer pessoal e profissionalmente. Não necessariamente com as mesmas palavras, para que não soe mecânico, é possível adaptar essa sugestão adicionando termos, como o poder que as suas habilidades têm em contribuir para o crescimento da empresa.

Assim como o motivo “preciso de dinheiro”, algumas outras respostas também são desclassificatórias, como: preciso de um emprego, quero subir na carreira, não gosto do meu emprego atual, a vaga me pareceu interessante, entre outras. Pode ser verdade? Sim, mas não diga.

Comece descrevendo quais seriam os possíveis desafios implicados pela função, e o que você faria para ultrapassa-los. Diga o que tem feito com qualidade durante a sua jornada profissional e mostre, através de exemplos práticos, como isso pode ajudar a empresa a ser ainda melhor.

Se existe algum ponto no seu currículo que pode te fazer perder pontos (como não ter ensino superior, por exemplo), conforte o recrutador através de características que possam compensar essa falta – como uma larga experiência profissional.

Você está preparado para responder estas perguntas em uma entrevista de emprego?

Por que quer trabalhar nesta empresa

Comece sua resposta de forma entusiasmante, respondendo por que gosta da empresa. Mostre que está interessado na vaga por ela estar sendo ofertada naquela companhia, e não por motivos pessoais.

Não padronize sua resposta para mais de uma entrevista em locais diferentes. Para cada caso, faça um levantamento diferente sobre a sua preferência por aquela empresa em especial.

Caso esteja se candidatando para um cargo em multinacionais ou empresas muito conhecidas, evite cair no clichê de “puxar o saco” da companhia, dizendo que quer trabalhar ali porque adora a empresa ou algo do gênero. Outros motivos como interesse no plano de carreira da empresa ou oportunidades de crescimento ofertadas também devem ser descartados se quiser essa vaga.

O artigo continua após o anúncio

Traga à tona motivos que tornem a empresa em questão única para você. Existem muitas multinacionais por aí, muitas companhias com planos de carreira semelhantes, em cargos idênticos; mas se você está ali, sentado em frente ao recrutador da empresa X, se esforce para não dar com os burros n’água.

Estude a empresa com antecedência, conheça seus produtos, concorrentes, missões, valores, metas para os próximos anos. Tome nota desses pontos fundamentais para ter embasamento na hora em que for questionado sobre o seu interesse em trabalhar com eles.

Com a tríade “por que devo ser contratado”, “por que quer este emprego” e “por que quer trabalhar nesta empresa” devidamente respondidas, está mais que certa a ligação nos próximos dias dizendo que você conseguiu a vaga dos sonhos.