5 planilhas de controle de gastos para organizar suas finanças

Seja em Excel ou modernas aplicações para smartphone, organizar suas finanças em planilhas de controle de gastos é uma boa maneira de evitar furos no orçamento.

Seja para os mais tradicionais ou mais descolados que estão sempre com o smartphone por perto, sempre haverá um modo organizar as finanças de maneira simples e eficaz. Para ambos, no entanto, aderir a planilhas de controles de gastos será inevitável. A seguir, listamos cinco ferramentas que permitem organizar as despesas e ainda traçar metas para os próximos meses. Disponíveis em formato Excel ou para aplicativos mobile, elas prometem colocar o orçamento pessoal e familiar de volta nos trilhos.

Planilhas de controle de gastos

Comece 2016 com os gastos na "ponta do lápis" e evite os perrengues ao longo do ano.

Idec

Um excelente começo para quem não está acostumado com planilhas de controle de gastos Logo de início, o sistema do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) guia o usuário na utilização, descrevendo como deve ser preenchida e quais as finalidades abordadas na planilha. Nela, é possível acompanhar a origem e destino de seus salários e rendimentos adicionais, bem como identificar hábitos de consumo e os bens e serviços essenciais, controlar gastos, prever os rendimentos para o mês seguinte e definir prioridades. A elaboração do orçamento doméstico exige dedicação, porém, é necessária para ter mais tranquilidade para lidar com as contas e realizar projetos futuros. Para fazer o download, clique aqui.

GuiaBolso

Disponível em versão web e mobile para iOS e Android, o GuiaBolso é uma das mais utilizadas planilhas de controle de gastos. Gratuita, a ferramenta mostra logo de início a “saúde” de sua situação financeira: se está muito em apuros, no limite ou se pode respirar aliviado. No sistema, é possível sincronizar os movimentos de uma ou mais contas bancárias, bem como efetuar o planejamento de seus gastos e metas e serem cumpridas. Organize seus gastos automaticamente em categorias e entenda pra onde o seu dinheiro está indo, recebendo notificações a cada novo gasto ou se ultrapassar metas ou limites.

Dinheirama

Simples e seguro, o Dinheirama é totalmente gratuito e possibilita ao usuário importar suas próprias planilhas, dados e até mesmo extratos bancários, deixando com que o próprio sistema gere os gráficos sobre a informação fornecida. Assim como as demais planilhas de controle de gastos fora do Excel, a ferramenta funciona tanto no navegador quanto em aplicação mobile, disponível para Android e iOS. O visual é bastante básico, se comparado com outros sistemas do gênero, mas cumpre bem o seu papel.

BM&F Bovespa

Com o diferencial de incluir valores relacionados a investimentos (Tesouro, ações, renda fixa, Previdência Privada, entre outros), o sistema de orçamento pessoal disponibilizado em formato Excel é bastante simples e intuitivo, sem maiores segredos para os novatos em planilhas de controle de gastos. Todas as categorias são reunidas em uma única aba, com a possibilidade também que o usuário edite as células de acordo com suas necessidades. As categorias pré definidas são divididas em Receitas, Investimentos, Despesas Fixas, Variáveis, Extras, Adicionais e um Saldo Final com o gasto geral do período. Para fazer o download, clique aqui.

Organizze

Com a proposta muito parecida com o GuiaBolso, o Organizze possibilita, além do cadastro de contas bancárias, despesas e receitas, a inclusão de seus cartões de crédito a fim de monitorar as transações e gastos. Com gráficos e relatórios, a ferramenta apresenta com simplicidade a evolução de suas despesas, previsão das mesmas e situação atual das finanças. Ainda nos relatórios, o Organizze separa em gráficos de pizza as categorias de gasto de forma acumulada em determinado período, divididas por cores e tornando a identificação de seus maiores gastos, ainda mais rápida. Está disponível na web e mobile (Android e iOS) gratuitamente – sem acesso a relatórios, metas, lançamentos futuros, contas e cartões – ou por R$ 7,90 na versão completa.

 

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...