Para que serve o piloto automático em carros

Conheça mais sobre o funcionamento do piloto automático do carro.

O piloto automático é um recurso bastante utilizado por motoristas profissionais, principalmente pelos que percorrem grandes distâncias, como os caminhoneiros. Sua função consiste em fazer com que o veículo permaneça rodando numa velocidade uniforme e constante, dispensando o motorista de acionar o pedal do acelerador. O opcional deve ser utilizado com muito critério, já que ele garante apenas que o veículo trafegará numa mesma velocidade em linha reta. Ou seja, para fazer curvas, frear ou desviar de algum eventual e inesperado obstáculo, o motorista deverá fazer manualmente. É importante conhecer bem o equipamento e saber como funciona, para usá-lo da forma correta, seja na estrada ou na cidade.

Entenda como funciona o piloto automático para carro

Na maioria dos carros, o acionamento do piloto automático é feito movendo uma alavanca normalmente posicionada logo abaixo do volante. Uma vez realizada esta simples operação, o carro vai permanecer na mesma velocidade, a não ser que o condutor acione o pedal de freio. Nos carros automáticos, a mecânica do piloto automático é regida por um componente central, que recebe informações sobre a velocidade de sensores e é ligada a um atuador, ligado diretamente ao acelerador por uma peça chamada borboleta. Nos carros com câmbio manual, para a passagem de marcha em subidas ou descidas, é necessário acionar o pedal de embreagem.

Como funciona em carros com câmbio manual

Veículos com câmbio manual terão o piloto automático desligado quando acionarem a embreagem. Uma das poucas exceções é a picape S-10 da Chevrolet, que pode manter o recurso em funcionamento, menos ao subir ladeiras.

Os 40 carros mais vendidos em 2016

E a economia de combustível?

Manter o veículo em modo automático significa uma velocidade constante e uniforme. Isso significa que, ao subir ou descer uma via, o motor deverá acelerar e aumentar seus giros, para que a velocidade se mantenha. Dessa forma, como precisa fazer essa compensação, o equipamento não garante por si só um consumo de combustível reduzido, uma vez que a tendência é de que haja maior consumo quando o motor é mais exigido. Portanto, para de fato assegurar economia, o motorista não deverá contar com a aceleração uniforme do modo automático.

Existem maneiras mais seguras para garantir menos consumo de combustível, como por exemplo a passagem de marchas no tempo certo, não descansar o pé no pedal da embreagem e, claro, fazer as revisões periódicas, troca de óleo, velas e abastecer sempre com combustível original em postos certificados e vistoriados pela ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...