8 perguntas frequentes sobre refinanciamento de veículos

Tire as suas dúvidas mais frequentes sobre refinanciamento de veículos e veja se esta é a melhor solução para você.

O refinanciamento de veículos é um sistema de empréstimo consignado  no qual é preciso dar um veículo como garantia de pagamento. Em outras palavras, é um tipo de hipoteca reversa. Quer entender melhor como funciona e se o refinanciamento é a melhor solução para você? Veja as dúvidas mais frequentes sobre refinanciamento de veículos.

Dúvidas frequentes sobre refinanciar um veículo

Veja quais são as orientações que temos para você que deseja fazer um refinanciamento:

1. Qual a vantagem do refinanciamento?

O refinanciamento é a modalidade de empréstimo consignado com juros mais baixos do mercado, justamente por que há um bem que serve como garantia de pagamento. Ou seja, você consegue levantar recursos financeiros dando como garantia o seu carro. O carro fica em sua posse, mas é alienado à instituição financeira até que você termine de pagar o refinanciamento. As principais vantagens do refinanciamento são as taxas de juros mais baixas, já que o pagamento do empréstimo está garantido com a alienação do bem, e o fato de o veículo ficar em sua posse.

2. Posso fazer o uso que eu quiser do dinheiro?

Sim! O refinanciamento de veículos é a melhor saída para quem precisa pagar dívidas acumuladas de cartão de crédito, cheque especial, entre outras dívidas que possuem taxas de juros muito altas. Você pode também usar o dinheiro do refinanciamento para um projeto pessoal, como uma viagem, um curso, obras na casa, etc., tendo a vantagem de contar com um empréstimo pessoal com juros baixos.

3. Posso refinanciar qualquer veículo?

Você pode pedir o refinanciamento de qualquer tipo de veículo, moto, carro ou caminhão, por exemplo. Mas as instituições financeiras só fazem o refinanciamento para veículos com menos de 10 anos de uso.

4. Qual o valor máximo que posso levantar?

Ao optar pelo refinanciamento de veículos, você não precisa solicitar o valor total do carro, pode pedir um empréstimo referente apenas a parte do valor do carro, e as taxas e parcelas serão calculadas de acordo com o valor solicitado. O valor máximo que as instituições financeiras costumam emprestar num refinanciamento de veículos é 90% do valor do veículo, tendo como base o valor de mercado estimado pela tabela FIPE.

5. O veículo precisa estar quitado?

Não. Inclusive muitas pessoas recorrem ao refinanciamento para quitar os veículos financiados com juros muito elevados, e mesmo prolongando por um pouco mais de tempo o período de pagamento do carro, ainda vale a pena.

6. O que acontece se eu não conseguir pagar as parcelas do refinanciamento?

O seu veículo irá a leilão e o seu nome ficará sujo. Se o valor que o carro for vendido no leilão for superior a sua dívida, você recebe o troco do banco.

7. Qual o prazo máximo para pagar?

O prazo máximo é 36 meses.

8. Quanto tempo demora para que o dinheiro seja liberado?

Como se trata de um empréstimo consignado com uma garantia de bem, se a sua documentação e a do veículo estivem regulares, o dinheiro é liberado em no máximo uma semana.

Encontre a melhor solução para comprar o seu carro com as menores parcelas.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...