Se eu perder o voo, tenho direito a nova passagem aérea?

Se você perder o voo com as passagens aéreas já compradas é importante saber sobre os seus direitos, que podem garantir o uso da mesma passagem em outra data.

Perder o voo já marcado não é algo tão difícil de acontecer. Muitos fatores podem influenciar na situação, mas a dor de cabeça pode ser um pouco menor se você conhecer bem os seus direitos como consumidor.

Antes de achar que tudo está perdido e que você precisa comprar urgentemente novas passagens aéreas, confira as dicas do Hintigo e saiba como proceder em caso de perder o voo já comprado.

4 direitos que você tem como passageiro de avião

Perder voo por atraso

Perder o voo por atraso não significa total prejuízo para o passageiro. Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), as passagens aéreas valem por 12 meses, a partir da data em que foram emitidas.

Isso significa que, mesmo que você perca um voo por chegar atrasado ao aeroporto, você não perde aquela passagem e pode usá-la em outra data.

Apesar do benefício, a companhia aérea tem o direito de cobrar uma taxa para emitir as passagens com nova data. A empresa também pode exigir o pagamento de multas e diferenças tarifárias para corrigir o valor da passagem, caso ela esteja mais cara.

É importante conferir todas as taxas que a empresa vai cobrar para não pagar além do que o exigido por lei.

Como economizar nas viagens com voos de última hora

Perder voo com check-in feito

Perder o voo já tendo feito check-in também pode acontecer. Isso poque muitas companhias aéreas orientam os passageiros a fazerem o check-in pela internet. Nesse caso, a pessoa pode perder o voo por atraso ou até mesmo pela não autorização de embarque.

Quando perder o voo com check-in feito, o passageiro é obrigado a pagar uma taxa fixa, cujo valor muda de acordo com o tipo de voo que seria utilizado (nacional ou internacional).

Além dessa taxa fixa, serão cobradas outras referentes à remarcação das novas datas para a próxima viagem, assim como em uma perda de voo por atraso comum.

Posso ter reembolso da passagem aérea?

O que fazer?

O ideal, sempre, é não perder o voo, claro! Mas como problemas acontecem é importante tentar cancelar o voo com antecedência.

Se você souber que pode atrasar, procure remarcar o voo ou cancelar o bilhete. Na última opção, é possível requisitar o reembolso do valor da passagem.

Essas ações também podem ter taxas cobradas pelas companhias aéreas. Em caso de cancelamento, o cliente recebe o reembolso do bilhete, descontados 5% da multa.

Direitos e deveres dos passageiros da ANAC

Fazer o check-in antecipado também pode ajudar a não atrasar e conseguir pegar o voo, uma vez que você passar por essa etapa no aeroporto.

O check-in pela internet pode ser fito entre 72 horas e 45 minutos antes do embarque, para voos domésticos, e até 2 horas antes, para voos internacionais.

A recomendação é que os passageiros cheguem, pelo menos, uma hora antes do horário marcado para a decolagem do voo (em viagens nacionais) ou duas horas antes do embarque para o exterior.

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