Soraia Alves
Soraia Alves
02 jul, 2017 - 12:05
pedir comida no convite de uma festa

Como pedir comida no convite de uma festa sem causar saia justa

Soraia Alves

Não é errado pedir comida no convite de uma festa, mas a forma como o pedido é feito faz toda a diferença. Confira dicas para não entrar numa saia justa.

O artigo continua após o anúncio

A prática não é comum, mas pedir comida no convite de uma festa não é errado. Porém, alguns detalhes fazem toda a diferença em como os convidados entenderão e reagirão a esse pedido, sem causar nenhum tipo de saia justa para quem faz a proposta.

Para deixar essa tarefa mais fácil preparamos uma lista com dicas de como pedir comida no convite de uma festa sem fazer feio com os convidados.

14 opções baratas de comidas para festas

Como pedir comida no convite de uma festa

Em regras gerais, além do cuidado em como o pedido será feito, o anfitrião deve se atentar para dois quesitos importantes ao pedir comida no convite de uma festa:

  • Não exija nenhum prato específico;
  • Deixe que o convidado escolha se vai ou não levar comida.

Esses dois pontos são fundamentais para deixar mais leve o pedido de comida ou bebida em um convite de festa.

Assim, deixe livre para o convidado levar o prato que deseja, dentro do tema proposto na festa é claro. Você pode até fazer uma lista de sugestões, mas nunca especificar exatamente o que a pessoa deve levar.

Também deixe claro que a ideia da festa é todos levarem comidas, mas, caso a pessoa não deseje, tudo bem, ela será bem-vinda da mesma forma.

Como fazer uma festa de casamento simples e barata com até R$ 3 mil

O artigo continua após o anúncio

Festa temática ou totalmente livre

Pense que as duas ideias facilitam como pedir comida no convite de uma festa. Se optar por uma festa temática, você pode listar sugestões de pratos e bebidas, ou ainda deixar claro que o convidado pode levar o que acha ter a cara da festa.

Isso é muito comum em convites para churrascos informais, nos quais cada convidado, geralmente, leva o que irá comer e beber.

Caso escolha um tema livre, os convidados terão a liberdade de levar o que mais gostam ou o que é mais fácil para eles, o que acabam não gerando nenhum mal-estar.

10 ideias para uma festa de Halloween assustadora e barata

Informe o número de convidados

O quanto levar? Essa é a principal preocupação de alguém que descobre que precisará levar comida em uma festa.

Por isso, outra regrinha básica de como pedir comida no convite de uma festa é especificar quantas pessoas foram convidadas.

Forneça comida também

Nada de pedir tudo para os convidados e não fornecer nada. Isso pegaria muitíssimo mal. Pense em pratos principais e que ajudarão caso “falte” comida dos convidados.

Outra dica é custear a bebida ou parte dela, principalmente se você sabe que a sua turma gosta de beber.

O artigo continua após o anúncio

Não esqueça de dizer no convite que você também fará a sua parte na festa.

Como fazer uma festa junina de baixo custo em casa

Facilite as opções

Outra dica de como pedir comida no convite de uma festa sem causar saia justa? Especifique que a ideia é reunir a turma e curtir, e que por isso mesmo os pratos devem ser fáceis e nada muito complicado ou que tomem muito tempo do convidado no preparo.

Libere também opções prontas, como petiscos. Tudo para facilitar a vida dos amigos.

Calculadora de festa: infantil, churrasco, casamento e outros

Releve quem não atender o pedido

Por último e não menos importante: tenha jogo de cintura ao ver que algum convidado não levou nada. Sim, isso acontecerá e, muito provavelmente, essa pessoa consumirá a comida levada por outras pessoas.

Mesmo assim, nada de criar climão por isso. Receba e trate bem o convidado, como todo bom anfitrião deve fazer.

Compartilhar Twittar Pin Email WhatsApp