7 características de quem tem perfil para passar em concurso

No desejo pela estabilidade e salários mais atraentes, veja quais são os comportamentos dos concurseiros mais bem-sucedidos para passar em concurso.

Seja aos recém-formados ou profissionais que buscam como ideal de carreira os cargos públicos, para passar em concurso é necessário reunir uma série de características e comportamentos adequados para que o tempo de estudos e investimento em cada prova sejam eficazes e a aprovação, imediata.

As características de quem tem perfil para passar em concurso

Mesmo que cada caso deva ser analisado e estruturado de acordo com cada perfil, para passar em concurso algumas características foram observadas em comum entre os concurseiros de sucesso. Veja quais são os comportamentos mais bem-sucedidos para conquistar sua vaga:

1. Têm objetivos bem traçados

O primeiro perfil observado tem relação com seu objetivo neste processo. Ter foco e metas bem traçadas sobre o que quer e sobre o que realmente é compatível com suas características e aptidões pessoais é um passo importante.

Não tente a sorte, nem mergulhe de cabeça em qualquer concurso que esteja aberto. Pesquise sobre as carreiras e disciplinas que são cobradas em edital antes de tomar uma decisão e traçar a meta decisiva.

2. Conhecem os estilos da banca examinadora

Antes de mais nada, o candidato que deseja passar em concurso deve entender o estilo das principais bancas examinadoras, como a Cesgranrio, Vunesp, FGV, Fundação Carlos Chagas, Cespe e outras.

Observe as características dos enunciados, se o padrão se mantém em questões mais longas ou objetivas. Avalie a construção das questões multidisciplinares, entre outros pontos fundamentais para um bom desempenho na prova.

3. Começam a estudar antes mesmo do edital

Para concursos mais disputados, especialistas no assunto afirmam que o tempo médio de preparo para estes exames está entre 2 e 3 anos. Por isso, quanto antes começar a estudar, mais vantagem tem sobre os que esperam a publicação com o conteúdo.

4. Possuem um material de apoio

A fim de encurtar o seu caminho à aprovação, aposte na realização de provas anteriores, simulados e também em cursos, editais e materiais desenvolvidos especificamente para o concurso que estiver prestando.

Se não houver recurso financeiro para arcar com um preparatório, aja por conta própria e mostre seu esforço individual em alcançar o sucesso.

5. São perseverantes

Para os concurseiros que não passam de primeira, uma regra é fundamental: não perca o foco. Em geral, muitos dos candidatos que falham em um concurso desistem do sonho, ou desanimam em estudar novamente para o exame no próximo ano, distorcendo os objetivos traçado lá no começo. Entretanto, a perseverança é a chave para o sucesso e deve ser trilhada sem olhar para os lados.

Finais de semana com três dias aumentam a produtividade

6. Estabelecem um local de estudo

Pensado no estilo individual de cada concurseiro, estabeleça qual será o seu local de estudo. Se o silêncio total é o que proporciona maior foco e concentração, busque por ele para estudar. Mas se prefere ser embalado por uma música ou se sente melhor em ambientes com alguma movimentação, também é permitido.

O que importa é entender sua própria característica e predisposição para se focar melhor em determinado ambiente.

7. São organizados

Talvez esta seja a parte mais difícil para quem quer passar em concurso, mas tem uma outra ocupação ao longo do dia que restringe esse tempo de dedicação aos estudos. Por isso, é muito importante estabelecer uma rotina, inserindo as disciplinas organizadamente em determinado dia e hora da semana.

Quem não se organiza, passa mais tempo em busca do conhecimento e, por consequência, pode não atingir os resultados desejados.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...