Os 10 países mais corruptos do mundo

Conheça os 10 países mais corruptos do mundo e veja a posição do Brasil na pesquisa.

A ONG Transparency International divulgou dia 27 de fevereiro de 2016 um ranking dos países mais corruptos do mundo. O levantamento é feito anualmente, medindo os níveis percebidos de corrupção em cada um dos países. Foram atribuídas notas de 0 a 100 para elaborar a pesquisa. Quanto mais próximo de 0 é esse índice, mais corrupto é o país.

Esses são os países com maiores impostos do mundo

Países mais corruptos do mundo: pontos em comum

Ao fazer um paralelo entre o ranking dos países mais corruptos do mundo, percebe-se que o  corrupção no mundo está intimamente conectada aos fatores internos do país, por isso as nações com menor IDH estão mais propensas a sofrerem com a corrupção dos seus líderes. Países mais corruptos do mundo sofrem com a falta de autonomia dos meios de comunicação, um governo fraco e órgãos como o judiciário e a polícia débeis são alguns dos pontos em comum entre os países mais corruptos do mundo.

Boa parte dos países que ocupam as piores posições no ranking também sofre com a desigualdade social e os conflitos internos e externos à nação. Coreia do Norte e Somália encabeçam o ranking, com apenas 8 pontos. Os menos corruptos são Dinamarca e Finlândia, com 91 e 90 pontos, respectivamente.

O ranking e o Brasil

Abaixo você confere o ranking dos 10 países mais corruptos do mundo. Mais de 60% dos países ficou com uma nota abaixo de 50, considerada aquém da média aceitável. Entre os 168 pesquisados, o Brasil ocupou a 69ª posição no ranking anterior e caiu 7 pontos até a publicação do novo estudo, há uma semana, ficando com um total de 76 pontos. Quanto mais perto da última posição, maior o índice de corrupção percebida no país. Por isso, não se assuste com os números das colocações que verá a seguir. Lembre-se que as notas vão de 0 a 100:

168º. Coreia do Norte: 8

167º. Somália: 8

166º. Afeganistão: 11

165º. Sudão: 12

164º. Sudão do Sul: 15

163º. Angola: 15

162º. Líbia: 16

161º. Iraque: 16

160º. Venezuela: 17

159º. Guiné-Bissau: 17

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...