É melhor pagar à vista ou parcelado?

Na hora das compras surge sempre a pergunta que não quer calar: vai pagar à vista ou parcelado? Conheça vantagens e desvantagens de cada um das duas formas de pagamento.

Você certamente já teve dúvidas sobre pagar à vista ou parcelado. Se não teve, conhece alguém muito próximo que vivenciou isso, afinal essa é uma das grandes questões do consumidor brasileiro. Com o mercado pronto para impulsionar o poder de compra do maior número de pessoas possível, o parcelamento surgiu como uma alternativa.

Na hora de uma compra é comum surgir a dúvida entre pagar à vista ou parcelado. Muitas campanhas parecem ser atrativas e garantem que você poderá levar para casa aquela televisão incrível parcelada em 24 vezes sem juros. Mas será mesmo? O consumidor deve estar de olho bem aberto e com calculadora na mão para não cair em armadilhas.

Saque com cartão de crédito vale a pena? Entenda

Vantagens e desvantagens de pagar à vista ou parcelado

Para os especialistas, a dúvida entre pagar à vista ou parcelado deve sempre ser vencida pela primeira opção. Quem compra à vista fica logo de posse do bem instantaneamente e nem sujeita-se às elevadas taxas de juros. O cliente paga o que realmente o produto vale, ou pelo menos algo bem próximo do valor real. Não precisa se preocupar com parcelas, possíveis atrasos, pois o artigo comprado já está quitado. Outra vantagem é ficar mais bem visto ao olhos do comércio. Aquele que paga na hora inspira confiança e ainda pode sentir-se no direito de barganhar, negociar para conseguir um desconto mais generoso.

Por outro lado, pagar à vista exige algum esforço. Se o bem que você deseja adquirir for muito caro, é provável que precise economizar durante um bom tempo para conseguir comprá-lo sem parcelar. Caso precise do produto imediatamente, como algo para fins de saúde, essa situação fica bem complicada. Portanto, para quem não é bom em poupança ou tem um pode aquisitivo realmente baixo, comprar à vista não é uma opção acessível.

Parcelar pode ser a única opção

As compras a prazo são vantajosas para remediar as situações em que não se tem a hipótese de comprar à vista, principalmente quando envolve questões urgentes. Para quem não pode mesmo pagar tudo na hora, a compra em que o valor parcelado é igual ao à vista é interessante. Multiplique o número de mensalidades pelo valor das mesmas e veja se a informação confere antes de correr para o carnê.

Em contrapartida, sabe-se que o parcelamento é um grande inimigo do orçamento familiar. A chance de endividamento é muito maior quando se recorre ao prazo. Primeiro porque é muito fácil acumular parcelas e comprometer a renda mensal. Segundo porque, sob a maioria esmagadora das compras parceladas, incidem juros, alguns bem assumidos e outros disfarçados. No final, o consumidor acaba pagando bem mais (muitas vezes o dobro) pelo bem tão desejado. Pela chance de cair no efeito “bola de neve”, entre pagar à vista ou parcelado, os economistas indicam quitar o valor total em 100% dos casos.

Veja como usar o cartão de crédito a seu favor

Para não perder a linha

Para quem continua em dúvida sobre pagar à vista ou parcelado, vale ressaltar que não existe opção proibida. Cada caso é um caso e, acima de tudo, o consumidor precisa ser consciente e inteligente. Algumas dicas podem ajudar nesse processo:

  • Antes de decidir se prefere à vista ou a prazo, analise o seu orçamento. Esse é um passo muito importante não só para esta compra, mas para diagnosticar toda a sua situação financeira.
  • É possível comprar a prazo satisfatoriamente. Para isso, tenha as contas organizadas e nunca comprometa mais de 20% da renda com carnês ou mensalidades.
  • Faça muita pesquisa antes da compra e jamais aja por impulso. A menos que seja uma urgência, “perca tempo” comparando preços.
  • Disciplina é fundamental tanto para poupar quando se quer comprar à vista como para honrar com os compromissos quando se recorre ao prazo.
  • Comprar a prazo de forma programada com o cartão de crédito pode lhe ajudar a acumular milhas e poupar nas suas próximas férias na hora de comprar passagens aéreas. 

Entenda melhor como funciona o sistema de milhas do cartão de crédito.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...