Os tipos de iluminação automotiva
É muito interessante para um motorista entender os diferentes tipos de iluminação automotiva.
Seja para garantir a segurança de todos os passageiros, ou para evitar multas nos mais diversos municípios brasileiros. Por isso, resolvemos explicar melhor sobre o assunto para você que trafega por aí. Acompanhe a leitura e confira!
Faróis
Andar com os faróis em perfeitas condições é uma norma do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ao contrário disso, o motorista pode receber multas ou até ter o veículo recolhido. São tão importantes como peças de motor.
Comumente utilizadas no período da noite, essas luzes têm o objetivo de deixar mais claro o caminho para a visão do condutor que está dentro do carro. No entanto, há uma proposta de lei federal, que tramita no Senado, para legalizar o uso de farol também durante o dia. Oficialmente, é permitido a utilização de forma diurna somente em cidades, passagens subterrâneas e túneis.
No universo da iluminação automotiva, existem faróis de milha e neblina. Os modelos de milha apresentam um longo alcance, sendo ideal para estradas sem luminosidade. A opção de neblina, por sua vez, foca em perímetros mais curtos, em espaços próximos ao automóvel, por isso, é extremamente útil para evitar acidentes em ambientes nebulosos ou chuvosos.
Encontre a melhor opção para você em uma autopeças!
Lâmpadas e lanternas de iluminação automotiva
As lâmpadas e lanternas também são indispensáveis para os carros, estando presentes nas partes frontal e traseira. Normalmente, ao lado interno dos faróis. Falando das lâmpadas, um dos assuntos mais polémicos hoje, no Brasil, é o uso de composições Xenon.
É permitido utilizar o componente apenas em automóveis que possuem equipamento de fábrica. Nesse caso, é ajustável para promover o mínimo de potenciais danos à visão do condutor que está na via contrária.
Luzes de freio
As luzes de freio, mais um tipo de iluminação automotiva, são importantes para prevenir colisões de veículos próximos à traseira de um carro. As lâmpadas são acionadas a cada pisada no pedal, sendo assim, os condutores de trás ficam precavidos sobre qual velocidade manter.
Luzes de ré
As luzes de ré merecem destaque, visto que são responsáveis por sinalizar quando um veículo anda no sentido contrário da pista. Obviamente, usadas para manobras, como a baliza de estacionamento. Encontradas em auto peças, elas devem ter tom branco em via de regra, independente do automóvel.
Average Rating