14 opções baratas de comida para festas

Reuniões de trabalho, com os amigos ou com a família tem que ter o que comer para ser um sucesso. Confira opções baratas de comida para festas fáceis de fazer.

Reunir a família e os amigos em casa, seja para comemorar o aniversário ou simplesmente para bater papo, é uma das coisas mais gostosas da vida e uma alternativa para os altos preços de bares e restaurantes. Isso, é claro, se você souber escolher os petiscos certos para o custo final não ficar exorbitante. Confira opções baratas de comida para festas e aprenda a fazer algumas delas em casa.

Opções baratas de comida para festas de aniversário

Quando a gente é criança não faltam festinhas de aniversário repletas de brincadeiras, doces, refrigerantes e salgadinhos. Conforme crescemos, porém, a frequência diminui, seja pela correria do dia a dia ou até por ignorarmos a data e darmos menos importância para festas.

Mas comemorar é preciso, e mesmo que você não esteja no pique de fazer uma grande festa dá para celebrar a data com baixo orçamento e pratos que agradam a todos. Saladas, massas, carnes, sobremesa e bolo não podem faltar, mas se a ideia é gastar pouco eis algumas opções baratas de comida para festas.

1. Salada Caesar

A salada Caesar é um clássico e muito fácil de fazer. Basta picar grosseiramente alface crespa, picar peito de frango em tiras e cortar tomates. O toque principal fica por conta do molho, que leva azeite, alho, gema de ovo, iogurte, mostarda e suco de limão batidos no liquidificador. Tempere com o molho e finalize com croutons e queijo parmesão.

2. Escondidinho

Além de gostosa, a receita de escondidinho é bem democrática: dá para fazer a massa com batata, mandioca ou mandioquinha e rechear com carne seca, frango, carne moída, quatro queijos, calabresa, catupiry, etc.

3. Canelone

Massa é uma opção difícil de errar, principalmente pela possibilidade infinita de recheios, e o canelone tem o bônus de ser fácil de fazer; basta rechear a massa, enrolar e colocar no forno. O quilo da massa pronta sai, no máximo, R$ 15, e a chance de errar é mínima.

4. Risoto

Além de gostoso e versátil, o risoto dá um ar elegante à festa. E engana-se quem pensa que a receita custa caro ao bolso, já que as opções de recheios são várias e o prato rende. Uma opção é cozinhar pedaços de coxão duro e usar a água para preparar o arroz, junto com cebola, alho e tomate picados e molho de tomate.

5. Tortas doces

Além do bolo, outra opção de doce é sempre bem vinda para fechar a noite, e é nesse momento que as tortas se tornam estrelas. As opções são infinitas: morango, chocolate, limão, maracujá, mesclada, holandesa, etc.

Torta de Morango

 

Festa de aniversário adulto

Já quem deseja oferecer uma festa mais descontraída e informal sem cair nos velhos salgadinhos pode optar pelas finger foods. São petiscos e quitutes para comer sem o auxílio de prato e talheres, fáceis de preparar e servir e que permitem maior mobilidade dos convidados. As opções baratas de comida para festas adultas são várias e para todos os gostos:

6. Comidas no palitinho

Servir aperitivos no palito é prático e também deixa a decoração da mesa mais bonita. Entre as opções estão espetinhos de manjericão, mussarela e tomate seco, batata bolinha com cheddar e bacon, presunto parma com manga, etc.

7. Palitos de cenoura e pepino com molho de iogurte

Quem faz a linha saudável vai adorar essa ideia, que é super fácil de fazer e bem econômica. Basta cortar as cenouras e os pepinos em tiras, colocar em copos e preparar um molho de iogurte light, que leva salsinha, hortelã, pimenta do reino, azeite, sal, alho e suco de limão.

8. Sticks de mussarela

O preparo dessa delícia não poderia ser mais simples. Basta cortar a mussarela em palitos, empanar com farinha temperada (pode ser com pimenta, sal e manjericão), passar na gema de ovo e levar para o congelador por 30 minutos. Depois é só fritar e provar ainda quente.

Como fazer uma festa de casamento simples e bonita gastando até R$ 3 mil

9. Mini-quiche

A mini-quiche é deliciosa e agrada todos os convidados. Se for fazer em casa é preciso ter as forminhas adequadas para assar ao forno, mas caso contrário dá para comprar pronta de vários sabores, como alho poro, quatro queijos, presunto e queijo, etc.

10. Canudo recheado

Outras opções baratas de comida para festas são os canudos recheados, que podem ser doces ou salgados. Uma ideia é dispor na mesa as opções de recheio, como patê de frango, atum e ricota, salpicão, beijinho e doce de abóbora, e deixar que os convidados se sirvam.

11. Brigadeiro no copo

Ao invés de servir o brigadeiro enrolado invista em copinhos de plástico ou até copinhos de chocolate, bem mais interessantes e que dão um toque gourmet à festa. Para agradar a todos os gostos faça brigadeiro tradicional, de churros, de maracujá e de paçoca e outras opções como bicho de pé, beijinho e cajuzinho.

Brigadeiro de Copinho

 

Ideias de lanches para festas simples

Além das finger foods também existe a opção de servir lanches em festas informais e simples, algo que dá um tom descontraído ao evento e fácil de servir e de comer. Nossas sugestões:

12. Pastas, patês e antepastos

Todo evento que se preste tem que ter essas opções baratas de comidas para festas. Patê de azeitona, antepasto de berinjela e pasta de abobrinha são algumas das ideias, que além do baixo custo atendem aos gostos de todos os convidados, principalmente os vegetarianos.

13. Mini hambúrguer e mini hot dog

Geralmente servidos em festas infantis, esses lanchinhos agradam também aos adultos e deixam a decoração mais divertida. E convenhamos: quem é que não gosta deles?

14. Sanduíches naturais

Servidos no pão de forma e cortados em triângulos, esses lanchinhos levam recheios mais leves e integrais e agradam aos convidados com restrições alimentares. Lembre-se de servir opções sem carne.

Veja também: 

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...