O que fazer na hora de negociar consórcio atrasado

Por mais que você tenha feito um planejamento financeiro antes de entrar num consórcio, imprevistos sempre acontecem e pode ser que você fique numa situação de inadimplência. Saiba o que fazer na hora de negociar consórcio atrasado.

Quem opta por um consórcio, geralmente escolhe esta opção devido às vantagens financeiras das baixas taxas e do fato de não haver juros. Mas o que fazer caso esteja com parcelas em atraso? Veja como negociar consórcio em caso de inadimplência.

 

O que acontece se estiver com consórcio atrasado?

O atraso nas parcelas do consórcio devem ser evitados, deixar acumularam-se parcelas pode criar uma verdadeira bola de neve de juros e multa por atraso. Por isso, antes de fechar um contrato de consórcio, é muito importante fazer as contas para ver se as parcelas realmente cabem, com alguma folga, no seu orçamento.

 

Mas como imprevistos sempre acontecem, pode ser que você não consiga pagar a parcela num mês, ou mesmo acumule parcelas em atraso. Os juros pode girar em torno de 1% sobre o valor da parcela, além da multa mensal de 2% por atraso, então o que inicialmente era um bom negócio acaba por tornar-se um encargo pesado.

 

Quando um consorciado está inadimplente, ele não tem direito a voto durante as assembleias, além de não poder participar dos sorteios ou dar lances, caso ainda não tenha sido contemplado. Ou seja, o sonho de adquirir o seu bem se torna ainda mais distante. E se já tiver sido contemplado, a administradora do consórcio pode executar as garantias dadas pelo consorciado ao liberar a carta de crédito, podendo inclusive cobrar do fiador, se for o caso.

 

Como negociar consórcio atrasado

A primeira coisa a fazer em caso de atraso, mesmo que de uma parcela, é procurar a administradora, dar o ponto de situação e tentar negociar consórcio atrasado. É importante fazer isto para tentar impedir que o banco ou administradora insira o seu nome no cadastro restritivo de crédito, como o SERASA ou SPC.

 

Se já tiver muitas parcelas em atraso, mas pretenda continuar com o consórcio, procure a administradora para tentar fazer um acordo e negociar as taxas de juros e as multas, podendo assim quitar as parcelas em atraso e voltar a ser um consorciado ativo.

 

Caso tenha mais de uma parcela atrasada e não tenha perspectiva de conseguir pagá-las, o melhor a fazer é cancelar o consórcio. Nesta situação, você torna-se um consorciado inativo, mas volta a participar dos sorteios para reaver o valor das parcelas já pagas. Em último caso, se não for sorteado, terá que esperar o grupo se encerrar. Além disso, quando for receber o seu dinheiro, serão descontados os valores referentes às multas e aos juros. Mais uma vez, tente negociar isto com a administradora.

 

A outra possibilidade para negociar consórcio atrasado é vender a sua cota, mas para conseguir fazer isto, a sua situação de inadimplência precisa ser primeiro regularizada.

 

Leia também »

 

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...