O que é due diligence?
É fato que a prática de due diligence por um escritório de advocacia ou consultor jurídico está ganhando espaço nos últimos anos. O motivo principal é a busca pelo aprimoramento de análises de riscos contratuais. Isso interfere no lucro e no desenvolvimento das empresas contratantes. É um processo de extrema responsabilidade e importância.
Acompanhe a leitura e entenda sobre o assunto!
Significado do termo due diligence
O termo inglês due diligence diz respeito ao procedimento de estudo, análise, investigação e avaliação de risco de uma organização. Engloba aspectos financeiros, societários, patrimoniais, contratuais, fiscais e por aí vai. Na língua portuguesa, podemos definir como “diligência prévia”.
A due diligence, portanto, é um processo utilizado para averiguar se há conformidade entre as informações da negociação de uma empresa. Além de analisar, também, suas projeções financeiras. O objetivo é que seja investigado o passado da organização para identificar potenciais perdas para o comprador.
Importância do processo de due diligence
O procedimento de due diligence costuma ser aplicado em empresas que estão para realizar contratações, aquisições ou firmar negócios com parceiros. Os principais propósitos do método são:
Compreender da melhor forma possível o negócio a ser adquirido ou combinado;
Elevar a possibilidade de uma escolha correta;
Possibilitar ajustes no valor;
Executar uma análise dos riscos da operação e do negócio.
A due diligence permite identificar o posicionamento no mercado e a projeção do negócio para o futuro. Ademais, expõe os principais concorrentes e a base de concorrência. Bem como as situações fiscais, contábeis e os métodos que devem ser adotados para evitar contratempos financeiros. O procedimento é específico para cada organização.
Papel dos profissionais em due diligence
Comumente é formada uma equipe multidisciplinar, com profissionais de áreas distintas. Tais como advogados, economistas, administradores e contadores. Muitas vezes, é contratado diretamente um escritório de advogados para a due diligence jurídica.
Com base nos objetivos, é disponibilizada uma lista de documentos e questionamentos que precisam ser respondidos pela empresa auditada. Os envolvidos têm acesso integral aos manuscritos operacionais, jurídicos, financeiros e econômicos, que ficam na data room (salas de dados). Sendo assim, o direito financeiro também é empregado.
Hoje, existem diversas plataformas virtuais que auxiliam no processo de due diligence, onde é possível fazer ‘upload’, acessar e compartilhar documentos. Além disso, elas permitem acompanhar efetivamente o andamento do procedimento.
Average Rating