O que é consórcio? Entenda as variações do serviço

Quem tem dúvidas sobre o que é consórcio e como funciona, deve saber que existem vários tipos de consórcios. Confira.

Para quem tem dúvidas sobre o que é consórcio, o mais importante é saber que se trata de uma modalidade de compra com pagamento parcelado. É no Brasil que essa modalidade de compra a prazo tem mais adeptos, talvez pelo hábito que temos de pagar parcelado mas também – e principalmente – por não ter de pagar juros de parcelamento.

Entenda o que é consórcio

A grande vantagem do consórcio é não ter de pagar juros, ao contrário do que acontece no financiamento. O consórcio funciona como uma poupança em grupo, em que um determinado número de pessoas com o mesmo objetivo fazem pagamentos mensais com a finalidade de adquirir um bem.

Como funciona o consórcio

A administradora do consórcio é a responsável pela organização do grupo, bem como da sua manutenção. O grupo, normalmente, possui a mesma quantidade de parcelas e consorciados e todos os meses cada participante terá de pagar a parcela de valor definido no contrato. Para entender o que é consórcio, é essencial saber como são constituídas as parcelas:

Valor do bem dividido pelo número de participantes
+ taxa administrativa
+ fundo de reserva
(+ o valor do seguro, conforme a administradora e o acordo contratual)
 

Tipos de consórcio

Atualmente existe consórcio para quase todo tipo de bens e serviços. Para quem se pergunta o que é consórcio de carro, ou qual é a diferença do consórcio de serviços, saiba que a dinâmica de funcionamento é a mesma em todos os casos. O que muda em cada tipo de consórcio são as condições e o tempo de pagamento em cada caso. Veja quais são os tipos de consórcio mais procurados no país:

  • Consórcio de automóveis
  • Consórcio de motos
  • Consórcio de tratores, ônibus e máquinas agrícolas
  • Consórcio de serviços, como casamento, cirurgia plástica e formatura, por exemplo
  • Consórcio de imóveis

Como ser contemplado no consórcio

Todos os meses há uma chance de ser sorteado ou dar um lance vencedor na assembleia e receber a carta de crédito para a compra do bem. No entanto, não há como prever quando terá a cota contemplada, o que tanto pode acontecer no início, como no fim do grupo. Por isso, a desvantagem do consórcio é o tempo que se tem que esperar para tomar posse do bem desejado.

Quem é contemplado tem a obrigação de continuar pagando o consórcio até o fim do grupo, assim como os demais consorciados ainda não contemplados. Ao ser contemplado, o participante recebe uma carta de crédito no valor definido em contrato, com a qual poderá negociar o bem desejado com o vendedor de sua preferência.

O Banco Central é a autoridade competente para normatizar e fiscalizar o Sistema de Consórcios no Brasil. Por isso, antes de entrar num consórcio é importante saber se a administradora é autorizada pelo Banco Central a funcionar.
 

Consórcio contemplado e em andamento

O que é consórcio contemplado?

Quem opta por comprar uma carta contemplada terá a vantagem de não ter que esperar ser sorteado ou ter um lance vencedor nas assembleias e pode tomar posse do bem imediatamente. Funciona dessa forma: o comprador paga um valor à vista ao consorciado contemplado para assumir o lugar dele no grupo e poder utilizar a carta de crédito.
Como comprar seu carro sem entrada?

O que é consórcio em andamento?

Uma boa alternativa para quem quer entrar num consórcio mas não quer esperar muito tempo é comprar uma cota em andamento, ou uma carta contemplada. Algumas administradoras oferecem a possibilidade de comprar a cota em andamento, de um grupo já formado. Neste caso, o novo consorciado terá de pagar uma parcela mais alta que os demais participantes, mas terá a chance de ser sorteado mais rapidamente.
Entenda como entrar num consórcio em andamento

A outra opção para entrar num consórcio em andamento é comprar a cota de um consorciado que tenha desistido do consórcio. Neste caso será necessário pagar ao consorciado o valor referente às parcelas quitadas e continuar pagando o restante do consórcio.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...