Tire suas dúvidas sobre as novas regras da aposentadoria no Brasil

A mudança nas regras da aposentadoria no Brasil ainda causa muitas dúvidas nos trabalhadores que contribuíram regularmente durante anos e agora desejam se aposentar.

O Governo brasileiro editou a medida provisória 676, que foi publicada neste ano no Diário Oficial da União, criando assim uma alternativa à chamada fórmula 85/95 aprovada pelo Congresso e vetada pela presidente Dilma Rousseff. Esses números significam que, somados o tempo de contribuição mais a sua idade os resultados devem ser, para as mulheres 85 e para os homens, 95 no momento da aposentadoria.

Com as alterações que ocorreram no processo, o valor deste somatório irá crescer, progressivamente até 2022, quando a soma chegará aos 90 anos para as mulheres e 100 anos para os homens (considerando contribuição + idade). Isso tudo para que você possa receber a sua aposentadoria sem nenhum desconto.

 

O que mudou?

O fator providenciário continua valendo como a base para calcular o valor e esses “novos números” são uma alternativa para aquelas pessoas que, por algum motivo, se aposentam precocemente e usufruem do valor da aposentadoria integralmente.

 

Como funciona na prática

O site da Folha de S.Paulo divulgou alguns infográficos que ajudam a entender como irá funcionar o cálculo para a aposentadoria. Confira:

 

aposentadorianobrasil

Como é feito o cálculo para os homens:

aposentadorianobrasil

Como é feito o cálculo para as mulheres:

aposentadorianobrasil

Tempo de contribuição

 

Mesmo com as mudanças ainda há um tempo mínimo de contribuição, sendo ele de 15 anos para que as mulheres consigam se aposentar com 60 anos e os homens com 65 anos. Já por tempo de contribuição, o mesmo deve ser por pelo menos 30 anos.

 

Dê um upgrade no seu currículo. Aprenda inglês online e se destaque no mercado de trabalho.

 

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...