Novo modelo da Carteira de Motorista

Para evitar fraudes e falsificações, um novo modelo de Carteira de Motorista entrou em vigor em 2015, com 28 novos dispositivos de segurança.  O novo modelo de CNH passou a ser obrigatório para novas emissões, renovações e 2º via.

Desde de julho de 2015, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passou a ter novo modelo, com mais 28 dispositivos de segurança. A medida foi tomada para evitar adulterações e falsificações. O modelo anterior contava com 20 dispositivos de segurança. 

O novo modelo de CNH somente passou a ser obrigatório para as primeiras permissões para dirigir emitidas, para renovações ou substituições, em caso de perda ou roubo, a partir de julho de 2015.
Veja o que fazer em caso de CNH suspensa

Entre os novos dispositivos de segurança, há um código cifrado com informações criptografadas que somente podem ser lidas pelos agentes de trânsito apartir de aplicativos de celulares. Além disso, haverá mudanças de segurança na impressão. 

Além da CNH, o Certificado de Registro de Veículo e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo também ganharão mais 17 dispositivos de segurança. De acordo com o Denatram, estas alterações não terão custos para os condutores e proprietários de veículos.
Saiba como renovar a CHN

Compra e venda de CNH

Essas medidas de segurança não conseguem evitar os crimes de compra e venda de CNH. No último dia 16, foram descobertas mais de 5 mil carteiras de motoristas vendidas pelo Detran de São Paulo. Quem compra CNH pode ser indiciado pelo crime de corrupçãoa tiva e passiva, falsificação de documentos, formação de quadrilha e ainda pagar uma multa. Os motoristas suspeitos foram chamados para prestar depoimento e estão com as CNHs bloqueadas.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...