Heloísa von Ah
Heloísa von Ah
20 Jul, 2017 - 03:56
Ideias de negócios que fazem sucesso no exterior

Ideias de negócios que fazem sucesso no exterior

Heloísa von Ah

Está planejando empreender mas não quer apostar em mais do mesmo? Confira ideias de negócios que fazem sucesso no exterior e inspire-se com sabedoria.

O artigo continua após o anúncio

Você se lembra da febre das compras coletivas em meados de 2010? Pois é, dentre os inúmeros negócios que fazem sucesso no exterior, esse modelo já estava em seu auge em terras estrangeiras. Na teoria em que nada se cria, tudo se copia, o mundo dos negócios também se baseia; e essa pode ser a solução para você se inspirar e conquistar um lugar ao sol.

Os tipos de negócio que mais têm sucesso no Brasil

Negócios que fazem sucesso no exterior

Negócios que fazem sucesso no exterior, e podem fazer aqui também. A seguir listamos algumas ideias que timidamente estão chegando ao Brasil, e outras que estão lá fora, mas têm grandes potenciais para te render um empreendimento promissor por aqui.

1. Economia Compartilhada

AirBnb e Uber são apenas alguns dos bons exemplos proporcionados pela necessidade de sustentabilidade de determinados serviços. A chamada economia compartilhada é um dos negócios que fazem sucesso no exterior, principalmente na América do Norte, e aos poucos chega ao Brasil, abraçada positivamente pelos consumidores.

Nesse modelo, entram em cena empreendedores que apostam no “empréstimo” e reaproveitamento de produtos e serviços. Como exemplo, já existe na Suécia a iniciativa ShareWear, onde seu conceito é exatamente como diz a tradução literal: compartilhar vestuário. O negócio pode ir ainda mais além, e quem procura por uma renda extra pode disponibilizar brinquedos, joias, ferramentas e até serviços como maquiagem, manicure, elétricos e outros.

Mas fique de olho! De acordo com artigo publicado pelo The New York Times, o sucesso estrondoso do Uber foi quase tão único quanto um alinhamento planetário; então cuidado ao pensar que qualquer setor pode seguir pelo mesmo caminho.

2. Clube de Assinaturas

Você provavelmente andou se deparando com uma certa frequência com serviços de assinatura para obter determinados produtos, certo? Entre eles estão vinhos, cervejas, cafés, livros, itens de pet shop e até mesmo comida vegetariana. Nessa modalidade, o cliente escolhe determinado pacote, que inclui o envio de x, y ou z produtos, e paga esse valor mensalmente para receber novidades em casa.

Alguns exemplos para se inspirar estão em empresas como ClubeW, Clube dos Vinhos, Petiko, VeganaBox, Tag Experiências Literárias e CluBeer.

O artigo continua após o anúncio

3. Sistemas de pagamento facilitado

Hoje em dia, quanto mais digital, melhor. Sinônimo de segurança e praticidade, fazer pagamentos pelos aplicativos mobile ganhou o coração dos brasileiros. Entretanto, assim como já acontece nos Estados Unidos através de apps como o Boku, o Brasil também vem recebendo novidades no segmento, até mesmo com algumas melhorias; como é o caso de aplicativos como o PicPay.

Nele, o usuário é inserido em uma espécie de rede social com seus amigos também cadastrados por lá. Assim é possível efetuar pagamentos para pessoas que você esteja devendo e também pagar seu consumo em estabelecimentos cadastrados. Os valores são considerados através do seu cartão de crédito cadastrado ou inserindo saldo no app através de transferência bancária.

Outro aplicativo similar é o DinDin, direcionado especialmente para o pagamento e recebimento de quantias entre pessoas físicas.

6 produtos que não existem no Brasil

4. Novidades gastronômicas

Vivemos em um período onde tudo é reaproveitado, inovado, e pode se tornar algo muito rentável tanto se migrarmos para o nicho popular quanto gourmetizado – entretanto tudo vem com um prazo de validade muito curto, e apostar num determinado segmento pra valer pode ser arriscado (vide a febre do açaí, das hamburguerias e dos salgadinhos no copo que temos hoje em dia). Como forma de fugir desse ciclo vicioso, entre as apostas que já acontecem no exterior e podem fazer bonito por aqui temos propostas como a do Kitchen LTO, nos Estados Unidos.

Por lá, o restaurante é sempre o mesmo, o que muda é o concurso de chefs de cozinha que acontece uma vez a cada quatro meses – período em que o vencedor assume as rédeas do estabelecimento. Atualmente eles optaram por ficar com um dos vencedores, de maneira fixa, suspendendo a modalidade de concursos.

5. De volta à infância

Para finalizar a relação de negócios que fazem sucesso no exterior e podem lhe ser uma boa inspiração temos a iniciativa da Paxton’s Gate, um estabelecimento que tem como premissa trazer de volta brinquedos antigos, e que fizeram parte da infância de algumas gerações que antecederam a era digital.

São comercializados na loja física e virtual itens como kit para animais de bexiga, ioiô, a conhecida “mola maluca” em metal, kit de química, quebra-cabeças, pega-peixe, dominó, detetive, dentre uma infinidade de jogos de tabuleiro, brinquedos de madeira, pelúcia e outros.

O artigo continua após o anúncio
Compartilhar Twittar Pin Email WhatsApp