O que as mulheres e homens priorizam na hora de comprar um carro

Homens e mulheres buscam por características distintas em carros. No entanto, existem algumas que podem tornar os veículos atraentes para ambos.

Os números demonstram que homens e mulheres pensam e agem diferente em se tratando de carro. Elas são as maiores compradoras de veículos novos do Brasil, de acordo com o Ibope. Respondem por um percentual de 45% de todas as vendas de carros novos no país, de acordo com a Fecomércio.

Já o público masculino é mais presente quando o assunto é manutenção. Uma pesquisa do aplicativo Easy Carros, que conecta motoristas e oficinas, apurou que em um ano os homens recorrem 8,9 vezes às oficinas. Por sua vez, as mulheres fazem 7,1 solicitações por ano.

7 carros masculinos mais desejados do Brasil

O que as mulheres preferem?

Um carro que agrade em cheio o público feminino deve ser sobretudo confortável, esteticamente compatível com as preferências delas e econômico. Também são características bastante procuradas pelas mulheres a ergonomia de bancos e encaixe seguro no habitáculo. É uma preocupação para elas saber se as dimensões do carro vão se ajustar à sua estatura.

Carros fáceis de manobrar e estacionar também têm preferência. Em geral, as mulheres valorizam carros compactos, que possam ser estacionados mais rápido e exijam menos manobras.

Os carros menores também são procurados pela questão da ergonomia e adaptação ao espaço. As mulheres brasileiras são menos altas, com altura média de 1,58 (contra 1,70 dos homens) segundo a última pesquisa do IBGE, em 2009. Portanto, o tamanho do carro tem peso decisivo na hora da escolha.

Mulheres casadas e com filhos até preferem carros maiores, desde que tenham aparência de compacto.

No quesito aparência, elas valorizam carros com cores mais suaves e detalhes que evidenciem a feminilidade. E não é só rosa que elas gostam, não. Existe uma variedade de cores que elas curtem. Nos Estados Unidos, por exemplo, a cor preferida das motoristas é o prata.

O que os homens preferem?

O fato de os homens procurarem mais as oficinas do que as mulheres reforça alguns comportamentos conhecidos há algum tempo. Homens procuram, em primeiro lugar, carros mais potentes, portanto, é no rendimento que eles procuram focar suas buscas por carros.

Tal preferência não deixa de refletir a tendência que homens têm de ser motoristas mais engajados. Ou seja, como ficam mais tempo com seus carros, em geral, eles expõem seus veículos a mais problemas mecânicos, o que exige mais visitas às oficinas.

A questão do status e distinção social também é importante. Homens valorizam lançamentos, assim como veículos menos propensos a problemas mecânicos. O espaço também é importante. Dimensões do porta malas, espaço interno e altura são requisitos exigidos pelos homens ao decidir por um modelo.

Assim como as mulheres, homens também valorizam a economia. Carros potentes, com mais cavalos de força e torque são os preferidos, e se forem econômicos e consumirem pouco combustível, melhor ainda.

Os carros mais vendidos para mulheres no Brasil

Curiosidades: homens e mulheres

  • Uma pesquisa realizada neste ano pelo site iseecars, nos Estados Unidos, revelou que os homens preferem carros nas cores amarelo e laranja. Já as mulheres preferem carros em tons de ciano e verde água.
  • Também nos Estados Unidos, em 2014, o site Insure apurou em pesquisa que, para as mulheres, homens atraentes dirigem picapes. Já as mulheres consideradas mais atraentes por eles dirigem carros esportivos.
  • Na Inglaterra, a seguradora Churchill encomendou pesquisa para saber os gostos de homens e mulheres em relação a carros. Metade das entrevistadas revelou que prestaria mais atenção ao motorista se a cor do carro mexesse com sua libido.
  • Nesta mesma pesquisa, nada menos que 75% das mulheres disse que a cor do carro é decisiva para determinar o que ela vai pensar e fazer a respeito do motorista.
  • De acordo com a Volkswagen, elas valorizam itens como porta copos, espaços para cadeirinha e bebê conforto, ganchos nos porta malas para acomodar bolsas e sacolas e a quantidade de porta objetos no interior do veículo.

Continuar a ler

Na Web

você pode gostar também

Comentários

Loading...